sexta-feira, outubro 30, 2009

Fotos do Hipertexto em Belo Horizonte





Ao lado do Prof. Araújo (UFC)...O grande pesquisador de chats e letramento digital!!













Ao lado do Prof. Xavier(UFPE)...o grande pesquisador de Hipertextualidade!


Ao lado do Prof. Alex Primo (UFRGS)
Pesquisador de IHMC e blogs







Ao lado da Profa Mª Tereza Assunção.

Grande pesquisadora de letramento digital e formação docente nas tecnologias emergentes.
Eu, professor Robson Santos, ao lado dos grandes, aprendendo sempre mais sobre hipertexto, blogs, tecnologias, educação

quinta-feira, outubro 29, 2009

Fotos da SBPC na UFPE em Caruaru

Aqui na UFPE, Campus Agreste, no SBPC, na Jornada de Tecnologia, descrevendo a experiência de trabalhar com o Youtube e Blogs na sala de aula nos cursos superiores. Engraçado que se discute muito como trabalhar textos e imagens na Internet: o que levamos para debate foi o movimento inverso, ou na verdade, a viagem de volta...do mundo virtual para o mundo atual.
Então trabalhamos com o Youtube como ferramenta tecnológica para desenvolver saberes diversos: pesquisando temas, criando vídeos tematizados, registrando o entorno dos discentes e compartilhando tal produção artístico-ideológica na Internet para novos debates no campo de comentários.
Os PCNs já na década de 90 indicavam sugestões para o uso da máquina fotográfica como
recurso tecnológico para ser utilizado em sala de aula. Atualmente com o fácil acesso às câmera fotográfica digitais (muitas incluídas nos celulares), esta atividade pode ser bastante desenvolvida e enriquecida com novas orientações e principalmente com o acesso à Internet.
O Youtube, portanto, pode ser um ótimo recurso para pesquisas e posterior debate em sala de aula (leitores críticos) ou criação e divulgação de vídeos (escritores da Web 2.0).
Professores e professoras: aproveitemos bem tais tecnologias em nossas salas de aula!
Foto1: apresentação oral
Foto2: ao lado da Profa. Joselma Nascimento, coordenadora do Núcleo de Formação Docente

quarta-feira, outubro 28, 2009

Depois da SBPC em Caruaru...viajando para Hipertexto em BH


Depois de apresentação de trabalho e realização de artigo sobre uso de BLOG e YOUTUBE na sala de aula nos cursos superiores, realizado no dia 22/10/2009 na UFPE em Caruaru...arrumando a mochila para ir à Belo Horizonte(BH) nas Minas Gerais...



Por lá irei apresentar trabalho e artigo no III Encontro Nacional do Hipertexto com o tema do Orkut como experiência pedagógica extensiva à sala de aula, nos cursos presenciais. A temática tem rendido por onde passo bons resultados e novos convites para apresentação da metodologia aplicada nesse contexto de web 2.0, NTIC, educação e tecnologias, etc.

Logo, logo, coloco aqui as fotos dos eventos...
Abraços digitais, virtuais...rsrsrs

quinta-feira, outubro 22, 2009

Realidade Aumentada...é a nova onda!!!

E aí estou eu com minha foto ao lado...Isso mesmo!!! Ao lado, impresso em uma simples folha de papel tem criptografado minha foto em Realidade Aumentada...
O negócio é o seguinte...Siga para o site mágico:
http://www.ezflar.com/home/show_home
Dá uma lida nos passos (está em inglês...mas dá pra entender!)...Depois vai no link GENERATOR...Lá escolhe uma foto sua para upload (você envia a foto para o site)...
Depois o site abre uma nova janela e no canto superior direito estará uma figura de Impressora, pronto...clica ali, e se a sua impresssora estiver conectada (lógico nº1, né!? rsrsrs), ela imediatamente irá imprimir uma figura semelhante a esta da minha foto...Enquanto isso o site já liga a webcam automaticamente (lógica nº 2: sua webcam deve estar conectada ao seu microcomputador!! rsrs).
Finalmente, com a folha impressa, coloque-a defronte a webcam...e, então, veja o incrível!!!


Estou colocando aquela folha impressa lá da foto acima, com aquela figura estranha....mas na tela do computador o que vejo é uma foto minha que tinha enviado para o site, seguindo os procedimentos explicados anteriormente...
Você pode depois de carregada a folha diante da camera, mexer esta folha ou até virar de lado,de cabeça para baixo e a foto vai acompanhando as posições...
Realmente, uma nova experiência com a imagem digital, a virtualização das imagens e as novas formas de ditalização de imagens e textos...
Como sempre venho dito aqui no meu blog...é a Matrix!!!

segunda-feira, outubro 19, 2009

Tecnologia e Educação nos Cursos de Pedagogia

A inclusão das disciplinas relacionadas à tecnologia na educação não tem ocorrido nos cursos superiores de Pedagogia e Licenciaturas, como seria de se desejar, principalmente num momento como este de NTIC.
Orientei pesquisa realizada pela aluna Vanessa Sudário Minzé no curso de Pós-Graduação em Gestão da Escola e Coordenação Pedagógica, realizado na FAFICA, onde a aluna pesquisou a Formação de Professores para o Uso das NTIC. Pesquisadas 7 faculdades brasileiras com seus cursos de Pedagogia e observamos que duas não apresentavam qualquer disciplina sobre Tecnologias Educacionais e mesmo as demais que ofereciam alguma disciplina a carga horária não ultrapassa 5% de toda a carga horária do curso de Pedagogia.
Infelizmente, os professores e professoras concluem seus cursos com pouca orientação ou quase nada sobre as novas metodologias tecnológicas aplicadas à Educação.
Em Caruaru em duas IES (FAFICA e UFPE) existem disciplinas relacionadas à Tecnologia em Educação:
- Na FAFICA há duas disciplinas, uma no 7º e outra no 8º período.
- Na UFPE há apenas uma disciplina, e ainda assim, eletiva...
No Congresso Internacional de Tecnologia do SENAC discuti esses aspectos.

quarta-feira, outubro 14, 2009

Aula em laboratório de Informática para alunos de Pedagogia-UFPE


Aula orientada pelo Professor Robson Santos no laboratório de Informática no Campus Agreste (Caruaru-PE) no curso de Pedagogia para os alunos da UFPE (2008), na disciplina utilizando a plataforma do ORKUT como Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA), no qual os alunos, através do ambiente Fórum postavam suas produções textuais com base em textos indicados e discussões em sala de aula.
Para este fim, solicitamos à coordenação do laboratório, a liberação do uso do Orkut, já que nas demais aulas, não é permitido seu uso.
Observamos que as atividades eram tão dinâmicas, inclusive para os que não tinham perfil no Orkut, ou para os que não tinham maior habilidade com a Informática, que a maioria dos alunos e das alunas permaneciam no Ambiente de Aula do Orkut...Claro que, torna-se necessário realizar sempre contínua monitoração da sala de aula, pois é comum (por ser atrativo demais) a fuga dos alunos para os ambientes de Chat (MSN por exemplo, trocando mensagens durante a aula).
Para evitar tais desvios de percurso ou "fugas virtuais" sempre estabeleço um momento de aula interativa em salas de bate-papo (Preferência pelo webchat do UOL), onde é possível visualizar alguns aspectos do que seria uma aula com tutores virtuais num ambiente de chat.

terça-feira, outubro 13, 2009

No Projovem Campo em Gravatá

Parte da equipe de Linguagem e Códigos do Projovem

Campo: Dalcinete e Lucicléia!
Isso foi na abertura lá no Hotel Portal de Gravatá.

Coordenamos vários grupos facilitando a compreensão dos princípios e metodologias do Projovem durante uma semana, nos dois grandes hotéis da cidade:
- PORTAL DE GRAVATÁ
- CASA GRANDE

Dalcinete e as demais colegas também conduziram várias discussões com os grupos neste Tempo de Acolhida.


Aqui outra parte da equipe de Linguagem e Códigos:
* Silvia
* Shirlane

As garotas juntamente com Dalcinete deram um show!!

Foi uma ótima experiência em que discutimos sobre
a juventude do campo, sustentabilidade e agricultura familiar, como preparação para o módulo inicial.

Também não esquecemos de falar das tecnologias que também chegam no ambiente do campo e que devem os docentes dessas áreas estarem atentos e atualizados.

domingo, outubro 11, 2009

No Congresso Internacional de Tecnologia: SENAC

No Congresso Internacional de Tecnologia do SENAC em Olinda/PE, apresentando trabalho sobre Orkut, além de participar do grande evento, discutindo temáticas semelhantes principalmente na área de EAD.

Pessoal gostou da novidade: transformando Orkut em ambiente de aprendizagem!!! Muito bom mesmo!
Muito boa também a palestra de Léo Freiman!!

Agora é preparação para o SBPC aqui em Caruaru e o Simpósio do Hipertexto em BH no final do mês!
A exposição foi muito boa, tendo recebido vários convites para exposição da metodologia. Enquanto é comum utilizar-se o ambiente MOODLE, apresentei uma inovação com o ambiente de Orkut sendo transformado em Ambiente de Aprendizagem e...sem muitos problemas, apenas com os recursos disponibilizados pelo site: enquetes, fóruns e eventos.
É a WEB 2.0 onde criamos e recriamos espaços!