quinta-feira, dezembro 31, 2009

FELIZ 2010 E OBRIGADO PELAS VISITAS EM 2009

Através do contador deste meu blog, posso verificar os países de onde as pessoas acessam e leem o Blog do Prof. Robson Santos...

Foram mais de 25 países, desde França, Japão à Argentina e Grécia.

Leitores de Portugal totalizaram 94 visitas... e dos EUA, 45.

Tivemos 7 visitantes de Angola e 5 do Canadá.

Espero ter mais visitas e deixem seus recados, comentários, sugestões...

FELIZ 2010.....E QUE POSSA SER TÃO BOM E TÃO RICO QUANTO 2009.

Até amanhã...hehehe....Até logo mais no espaço das tecnologias educacionais, falando sobre tv por assinatura, twitter, blog e outros assuntos semelhantes...

sábado, dezembro 19, 2009

Anais do HIPERTEXTO 2009 no ar!!

Êpa...no ar os anais do III Encontro Nacional do Hipertexto, com os artigos completos, inclusive o meu "INTERNET E ENSINO: TRANSFORMANDO O ORKUT EM AMBIENTE VIRTUAL
DE APRENDIZAGEM (AVA)"

Visitem e baixem outros diversos artigos importantes e atuais sobre os gêneros emergentes na tecnologia digital com ênfase nos hipertextos! Inclusive, claro, do prof. Robson Santos

Link dos Anais: http://www.hipertexto2009.com.br/anais.html

Link do meu artigo: http://www.hipertexto2009.com.br/anais/g-l/internet-e-ensino.pdf

Boas leituras digitais!

quinta-feira, dezembro 10, 2009

Wikipédia e Desciclopédia...cuidados com micos!

Bem, o fato é engraçado, embora tenha acontecido sobre a notícia da morte de Lombardi, aquele mesmo colega de Silvio Santos, que apenas conheciamos pela voz nos programas de auditório de Silvio Santos.
Pois bem, pois bem...um locutor de uma rádio (No Youtube tá Nova Gravatá FM, 106,7 Mhz...mas não sei se é e nem de onde é essa rádio...)
O locutor lê uma informação que um ouvinte mandou via email cuja fonte era DESCICLOPÉDIA (um site muito louco, paródia do Wikipédia, com verbetes jocosos sobre tudo no mundo...). Acontece que o locutor lê o texto com bastante seriedade até que um outro colega, observando o equívoco do texto (com citações bizarras sobre o Lombardi), faz as intervenções...
Lamentável pela morte de Lombardi...Humorístico pelo mico do locutor...Fazer o quê? O locutor pode ser classificado como analfabeto digital, ou seja, não conseguiu diferenciar Desciclopédia de Wikipédia...

Desciclopédia:
http://desciclo.pedia.ws/wiki/P%C3%A1gina_principal

Wikipédia:
http://pt.wikipedia.org/wiki/P%C3%A1gina_principal

Em tempo:
1) O site do Wikipédia pode ser utilizado como recurso de pesquisa e análise de conteúdos na Internet nas atividades pedagógicas. É possível ainda solicitar que alunos e alunos visitem alguns tópicos, observando se as informações são coerentes...além do que é possível cadastrar-se no site e contribuir com informações. Exemplo da web 2.0.

2) Também é possível utilizar o Desciclopédia com amostra das subversões, da carnavalização linguística e do que é possível encontrar na Internet. Evidentemente que o uso deste site terá um sentido informativo e até mesmo descontraído, para que alunas e alunos não utilizem o site como uma fonte de informação, caindo no erro do locutor da rádio mostrada acima...

Abs! E cuidado com as informações tanto num site quanto noutro acima citados.

sexta-feira, dezembro 04, 2009

Dicas de Tecnologias em Sala de Aula: Google Imagens

Uma das ferramentas poderosas do Google é o Google-Imagens, compreendido como um imenso banco de imagens (fotografias, figuras, desenhos) de diversos assuntos.
Escolha um tema, um assunto...no caso ao lado, escolhi a cidade Caruaru...o Google disponibiliza aproximadamente 104 mil fotos e imagens diversas da cidade.

Obs.: a foto aqui é já um link para o Google Imagem. Clique na foto e verá!

Conforme a aula, pode-se solicitar a procura de imagens da cidade, por exemplo, relacionada à agricultura ou ao artesanato ou ao urbanismo...acrescente-se no campo de busca o símbolo +...Ficará assim: CARUARU + ARTESANATO, ou CARUARU + AGRICULTURA...

E o mágico Google Imagens vai disponibilizar através deste filtro temático somente as imagens relacionadas na busca...

Assim, é possível trazer as imagens para diversas outras mídias: powerpoint (slides) ou word (editor de texto) ou ainda ilustrar gráficos e tabelas numéricas...então o campo de aplicação vai desde Geografia, História à Matemática e Linguagens...

A questão é utilizar a tecnologia como recurso no planejamento escolar de sala de aula. Mais uma dica do Prof. Robson Santos