sexta-feira, maio 21, 2010

Novo livro do Prof. Antônio Xavier

Novo livro do prof. da UFPE, Antônio Xavier : Como fazer e apresentar trabalhos científicos em eventos acadêmicos.

O lançamento será na LIVRARIA CULTURA, dia 26 de maio.

Importante conferir, pois cada vez mais somos chamados a compartilhar conhecimentos científicos em diversos eventos.

O Prof. Xavier foi co-organizador e co-autor com Marcuschi do livro HIPERTEXTO E GENEROS DIGITAIS

domingo, maio 16, 2010

O iPad

O iPad é a mais nova tecnologia da praça, sob o nome de Steve Jobs, diretor executivo da Apple. O 'brinquedinho' revolucionário na linha dos computadores, pesa quase 700g, tem 1 cm de largura e tela de cristal líquido de 9,7 polegadas, contando com conexão wireless em todos os modelos e 3G em alguns.

O dispositivo poderá ser usado para navegar na internet, mandar e-mail, dividir fotos, ver vídeos, jogar jogos, ler e-books e muito mais, tendo a interface de um iphone. O grande impacto é ele coloca fotos, música, filmes, documentos de todos os tipos armazenados em bancos de dados orientados para a tarefa. De fácil acesso e usabilidade, trará impactos na literatura e no compartilhamento das informações, porque será mais fácil acessar jornais e ler livros inteiros, realizar atividades de escrita digital e transferência de dados.

E como toda inovação traz provoações e resistência, já surgem a turma do contra...alguns acham que a nova tecnologia vai tornar as pessoas mais individualistas, egocêntricas...vão matar os livros, acabar com as livrarias...as pessoas se tornarão mais dependentes da química tecnológica...
Bem, não adianta! Logo, logo teremos muito iPads por aí...ainda não temos no Brasil...mas logo cheguem por aqui...eu quero o meu!
A questão é: como se adaptar a essa tecnologia? Como utiliza-la a nosso favor no campo da educação? Como empregarmos os recursos do iPad a fim de que em nossas aulas os alunos possam pensar e repensar, sem que fiquem condicionados ao banco de dados sempre disponível do iPad?
Aqui tem apresentação no evento especial da Apple em janeiro deste ano: http://www.apple.com/quicktime/qtv/specialevent0110/

E aqui, em português, vídeo de Alex Primo apresentando para nós o iPad:

sexta-feira, maio 14, 2010


Eu ao lado do grande Luciano Meira, antes da apresentação da pesquisa de tese de Karina que vai apresentar-se para banca no final do mês.

Muitas boas orientações para todos nós do LAIV.

O prof. Luciano Meira tem uma equipe de pesquisadores bem diversificada. Há um grupo que estuda os campos semióticos e interacionais das tecnologias...mas há também outros pesquisadores, como Karina que estuda as formas de identificação do Self nas narrativas de pessoas com obesidade e após cirurgia bariátrica.
Aqui parte da equipe do LAIV antes da apresentação de Karina.

Outros colegas chegaram depois.

O LAIV é o Laboraório de Análise Interacional e Videografia, orientada pelo prof. Luciano Meira, na UFPE.