quarta-feira, dezembro 29, 2010

Robôs substituem professores na Coréia do Sul

Isso mesmo...as coisas da ficção tornando-se realidade...

 A notícia está no portal G1 da Globo...

Projeto piloto levou 29 robôs para ensinar inglês a jovens. Robôs são controlados remotamente por professores humanos.

Já apresentei aqui o robô geminóide que é uma espécie de clone de seu criador, tão parecidos que são...e o geminóide funciona também do mesmo modo: monitorado a distância pelo cientista japonês que o criou!

E logo, logo os professores terão que concorrer com os robôs...hahaha!!

terça-feira, novembro 30, 2010

3º Simpósio Hipertexto e Tecnologias na Educação - Home

3º Simpósio Hipertexto e Tecnologias na Educação - Home


O Pierre Lévy estará lá na quinta-feira a tarde pra noite....na concha acústica da UFPE.
Estarei no Simpósio...sexta-feira, apresentando trabalho sobre Orkut e coordenando sessão...

terça-feira, outubro 19, 2010

Aprsentação de trabalho no ALED Brasil 2010

Em Recife, durante o ALED Brasil, ao lado dos grandes de Psicologia Cognitiva da UFPE: da direita para a esquerda Luciano Meira, meu orientador de doutorado, eu (Robson Santos), Maria Lyra e Selma Leitão.
Foto antes de Maria Lyra, Selma Leitão, Glória Carvalho e Alba apresentarem Mesa Redonda discutindo a questão Tempo sob vários aspectos. Selma abordou o impasse da percepção que se pode ter da expressão DIALOGISMO, tanto como 'oposição' como 'constituinte' do Self.

Aqui eu e a professora Maria Lyra de Psicologia Cognitiva da UFPE. Submetemos juntos um artigo para uma revista (Paideia/Ribeirão Preto) sobre Yakkubinsky.

Eu apresentei um trabalho de comunicação oral, a partir do referencial de Marcuschi de Cognição Contingenciada, uma abordagem que ele elaborou a partir da teoria de Cognição Situada, dando porém ênfase ao Self e a Interação no contexto e não apenas ao contexto (ambiente).

Aqui, eu, na apresentação do trabalho individual.

Artigo completo, veja aqui:
COGNIÇÃO CONTIGENCIADA: ATOS DE REFERÊNCIA E INFERÊNCIA NAS SALAS DE BATE-PAPO NA INTERNET

terça-feira, setembro 21, 2010

III Colóqui Regional ALED Brasil

Irei participar do III Colóqui Regional ALED Brasil: Discurso e práticas sociais. Este ano com homenagem ao Grande Mestre Luiz Antônio Marcuschi, na cidade de Recife, PE, nos dias 13 a 15 de outubro de 2010.

O meu tema será Cognição Contigenciada: Atos de Referência e Inferência nas Salas de Bate-Papo na Internet.

Discutirei a noção de Cognição Contingenciada proposta por Marcuschi,aplicando-a ao ambiente de chat na Internet. Embora Marcuschi tenha utilizado inicialmente a expressão Cognição Situada, o termo se tornou impróprio para sua perspectiva, em face das diversas abordagens que o termo Cognição Situada abrange atualmente.

A abordagem da Cognição Contingenciada permite considerar a importância do contexto, mas numa perspectiva interacional, em que o sujeito do discurso é um ser ativo e criativo, utilizando a linguagem na interação com o outro para compreender e se relacionar com o mundo. A perspectiva também admite que numa situação dada, contingenciada pelas histórias dos participantes e dos conhecimentos comuns, é possível para esses participantes construirem sentidos com ações, objetos, signos e interações.

No chat é possível identificar muito claramente a noção da cognição contingenciada, considerando-se o novo contexto emergente na tecnologia digital, permitindo novas formas de uso da linguagem e estrategias para produção de sentidos entre os interlocutores. Os gêneros que emergem no contexto das tecnologias digitais tanto determinam quanto são determinados pelas interações dos indivíduos, contingenciados pelos contexto tecnológico que apresentam tanto limitações quanto possibilidades de criação de novas estratégias discursivas. 

terça-feira, agosto 31, 2010

Minha pesquisa de doutoramento em Psicologia Cognitiva

Pessoal...estou precisando analisar os ambientes virtuais. Então quem tiver além do ORKUT, outros weblogues como Twitter, Blogues, Youtube, por favor, enviem-me seus endereços...

Muito obrigado!!

Email: robssantoss@yahoo.com.br
Orkut: http://www.orkut.com.br/Main#Profile?rl=mp&uid=13137483782671423999
Twitter:http://twitter.com/robssantoss
Youtube: http://www.youtube.com/user/ProfRobsonSantos

quinta-feira, agosto 26, 2010

Para atividade no ORKUT:Cultura da Convergência

"O autor analisa produtos culturais e traça um panorama de como os conceitos de convergência, participação e inteligência coletiva estão influenciando a nossa cultura.
Para Jenkins, a convergência depende de uma mudança cultural: o livro propõe-se, portanto, a estudar o impacto na cultura popular.  Jenkins acredita que a participação do consumidor é fundamental nestas transformações, é ele ( o consumidor) quem busca a informação e conecta o conteúdo que está disperso.  Desta forma, para Jenkins, A convergência digital não é um conceito puramente tecnológico." - blog Jornalismodigital (http://jornalismodigital.wordpress.com/)

HENRY JENKINS é professor de Ciências Humanas e fundador e diretor do programa de Estudos de Mídia Comparada do MIT – Massachusetts Institute of Technology.É autor e/ou editor de 11 livros. Além disso, mantém um blog de ensaios em www.henryjenkins.org.

Na comunidade do Orkut: CIBERCULTURA FAFICA, já está posta a atividade 4!!!!
A partir das resenhas encontradas sobre o livro, faça seus comentários...

Para disciplina de Cibercultura: Convergência Digital


Convergência tecnológica é um termo que, de uma maneira geral, é utilizado para designar a tendência de utilização de uma única infra-estrutura de tecnologia para prover serviços que, anteriormente, requeriam equipamentos, canais de comunicação, protocolos e padrões independentes. (Wikipedia)

A partir da leitura do Wikipedia (http://pt.wikipedia.org/wiki/Converg%C3%AAncia_tecnol%C3%B3gica) responda:

1) Quais são as tecnologias envolvidas na convergência digital?

2) A convergência tecnológica e digital começou :
    (a) na década de 1980
    (b) na década de 1990
    (c) na década de 2000

3) O que é convergência de terminais? Cite exemplos

4) Podemos dizer que a Internet propicia convergência de tecnologias e informações?

5) E a TV digital? De que forma se propõe a uma convergência tecnológica?

sexta-feira, agosto 06, 2010

Novo artigo meu...agora sobre Bakhtin e Yakubinsky

Publicado ontem pela revista Bakhtiniana, conceito A2, do Qualisperiódicos da CAPES.
O artigo trata sobre um paralelo entre Yakubinsky e Bakhtin, mas na perspectiva de afastamento entre ambos, considerando que Bakhtin amplia o escopo inicial do dialogismo de Yakubinsky. Veja o endereço da revista eletronica em


Revista Bakhtiniana da PUC

O editorial desta edição ficou sob a responsabildiade de  Beth Brait, Sheila V. de Camargo Grillo.

Utilizem, divulguem e aprofundem os estudos sobre o dialogismo bakhtiniano e sobre Yakubinsky, o linguista russo do famoso artigo "Sobre a fala dialógica"

sexta-feira, julho 16, 2010




O Núcleo de Estudos em Hipertexto e Tecnologias na Educação da Universidade Federal de Pernambuco (Nehte/UFPE) e a Associação Brasileira de Estudos de Hipertexto e Tecnologia Educacional (Abehte) promovem a terceira edição do Simpósio Hipertexto e Tecnologias na Educação. Programado para acontecer nos dias 02 e 03 de dezembro deste ano, no Centro de Artes e Comunicação da Universidade, o evento abre espaço para apresentação de pesquisas empreendidas em diferentes áreas do conhecimento científico, sendo eixo central dos debates a relação entre Hipertexto e Educação.

Inscrições - As inscrições para apresentação de trabalhos já estão abertas e podem ser feitas no site do evento, no endereço eletrônico http://www.ufpe.br/nehte/simposio2010.

domingo, junho 27, 2010

A era do hipertexto

Um bom vídeo da PIPAPRODUÇÕES sobre o HIPERTEXTO.



Também disponível no site do NEHTE para divulgação do lilvro do professor Antonio Xavier: A ERA DO HIPERTEXTO (linguagem e tecnologia)
http://www.youtube.com/watch?v=B_TxOBONcK0

quinta-feira, junho 03, 2010

3º Simpósio do Hipertexto...

Já sinalizando movimentação para o 3º Simpósio do Hipertexto, o NEHTE (Núcleo de Estudos do Hipertexto e Tecnologia da Educação) da UFPE, apresenta vídeo divulgando o evento para o 2º semestre no endereço
http://www.ufpe.br/nehte/simposio2010/index.html

O vídeo é bem animado, mostrando a evolução das mídias e seus impactos atuais...



Vamos estar lá...então, preparemos trabalhos e contribuições!

Siga no Twitter também:   http://twitter.com/hipertexto2010

sexta-feira, maio 21, 2010

Novo livro do Prof. Antônio Xavier

Novo livro do prof. da UFPE, Antônio Xavier : Como fazer e apresentar trabalhos científicos em eventos acadêmicos.

O lançamento será na LIVRARIA CULTURA, dia 26 de maio.

Importante conferir, pois cada vez mais somos chamados a compartilhar conhecimentos científicos em diversos eventos.

O Prof. Xavier foi co-organizador e co-autor com Marcuschi do livro HIPERTEXTO E GENEROS DIGITAIS

domingo, maio 16, 2010

O iPad

O iPad é a mais nova tecnologia da praça, sob o nome de Steve Jobs, diretor executivo da Apple. O 'brinquedinho' revolucionário na linha dos computadores, pesa quase 700g, tem 1 cm de largura e tela de cristal líquido de 9,7 polegadas, contando com conexão wireless em todos os modelos e 3G em alguns.

O dispositivo poderá ser usado para navegar na internet, mandar e-mail, dividir fotos, ver vídeos, jogar jogos, ler e-books e muito mais, tendo a interface de um iphone. O grande impacto é ele coloca fotos, música, filmes, documentos de todos os tipos armazenados em bancos de dados orientados para a tarefa. De fácil acesso e usabilidade, trará impactos na literatura e no compartilhamento das informações, porque será mais fácil acessar jornais e ler livros inteiros, realizar atividades de escrita digital e transferência de dados.

E como toda inovação traz provoações e resistência, já surgem a turma do contra...alguns acham que a nova tecnologia vai tornar as pessoas mais individualistas, egocêntricas...vão matar os livros, acabar com as livrarias...as pessoas se tornarão mais dependentes da química tecnológica...
Bem, não adianta! Logo, logo teremos muito iPads por aí...ainda não temos no Brasil...mas logo cheguem por aqui...eu quero o meu!
A questão é: como se adaptar a essa tecnologia? Como utiliza-la a nosso favor no campo da educação? Como empregarmos os recursos do iPad a fim de que em nossas aulas os alunos possam pensar e repensar, sem que fiquem condicionados ao banco de dados sempre disponível do iPad?
Aqui tem apresentação no evento especial da Apple em janeiro deste ano: http://www.apple.com/quicktime/qtv/specialevent0110/

E aqui, em português, vídeo de Alex Primo apresentando para nós o iPad:

sexta-feira, maio 14, 2010


Eu ao lado do grande Luciano Meira, antes da apresentação da pesquisa de tese de Karina que vai apresentar-se para banca no final do mês.

Muitas boas orientações para todos nós do LAIV.

O prof. Luciano Meira tem uma equipe de pesquisadores bem diversificada. Há um grupo que estuda os campos semióticos e interacionais das tecnologias...mas há também outros pesquisadores, como Karina que estuda as formas de identificação do Self nas narrativas de pessoas com obesidade e após cirurgia bariátrica.
Aqui parte da equipe do LAIV antes da apresentação de Karina.

Outros colegas chegaram depois.

O LAIV é o Laboraório de Análise Interacional e Videografia, orientada pelo prof. Luciano Meira, na UFPE.

terça-feira, abril 13, 2010

A barra de ferramentas do Google










Já falei no blog sobre o Google-Imagens, o Google-Mapas, o Google-Vídeos e o Google-Notícias.
A barra de ferramentas do Google oferece uma grande possibilidade de realizar atividades pedagógicas no ambiente digital.
Conduzir os alunos para o laboratório de Informática sem um planejamento adequado é como ir ao mar com o melhor veleiro, mas sem objetivo algum.
Delimitar as áreas de navegação é um passo decisivo para o professor.
Apenas no Google é possível ter várias rotas...você quer que os alunos e alunas observem vídeos? ou mapas? ou selecione imagens? deseja que busque as principais notícias sobre determinado assunto? Então, a depender de sua estratégia de aula, decida qual o link na barra de ferramentas você deseja explorar com seus alunos e alunas.
Formar grupos, estabelecendo uma temática é uma boa sugestão, orientando que um grupo pesquise vídeos e outro as notícias recentes sobre determinado assunto.
O Google é um grande banco de dados, disponíveis para consulta e para criação de novos dados, afinal estamos vivendo a Web 2.0 em que não apenas somos leitores-nvagadores da cibercultura, mas também co-criadores.

sábado, março 13, 2010


Já está no ar o quarto volume de Hipertextus Revista Digital, periódico online editado pelo Núcleo de Estudos em Hipertexto e Tecnologia Educacional da Universidade Federal de Pernambuco (NEHTE/UFPE), vinculado ao Departamento de Letras e ao Programa de Pós-Graduação do curso.

São 12 ensaios dos quais quatro focalizam o pensamento e as implicações pedagógicas do hipertexto. Há ainda textos que abordam aspectos da produção poética eletrônica, a discussão sobre a produção ficcional em ambiente virtual e a interpretação de recortes verbais e imagéticos do Flickr, website destinado à organização e compartilhamento de fotos entre os sujeitos-navegadores na rede.


O objetivo da Revista é disponibilizar um espaço a mais para debater sobre o reflexo do hipertexto e das novas tecnologias na Linguística, na Literatura e na Educação.


Revista Hipertextus
http://www.hipertextus.net/

sexta-feira, fevereiro 19, 2010

A escola e as mídias: compassos e descompassos

Interessante vídeo do Prof. Jhony Yamada sobre os compassos das mídias na sociedade, fora da escola, e os descompassos das mídias dentro da escola.



"O educador deverá ter mais facildiade com a informática para não ficar à margem dos próprios alunos." - Yamada.

Assim, como atualizarmo-nos, enquanto educadores e educadoras para dialogarmos com crianças, adolescentes, jovens e adultos que já chegam "alfabetizados", letrados digitalmente? eis o desafio nosso ante as tecnologias educacionais e as novas mídias.

Educação presencial e EaD: entrevista com prof. José Manuel Moran

Entrevista com prof. José Manuel Moran, espanhol radicado no Brasil, sobre as Educação presencial e EaD.


Moran, especializou-se em mídias na Educação e a entrevista apresenta questões importantes para discussões.

De onde vem a TV?

Um bom vídeo sobre a origem da TV para crianças.



É possível utilzar em sala de aula, atraindo a atenção das crianças sobre uma das mídias mais importantes que podem ser utilizadas em educação: a Televisão.

A voz parece com a do Lombardi, não é mesmo?

sexta-feira, fevereiro 12, 2010

PCN e Tecnologias

Discutindo os PCN´s e uso das tecnologias na educação no Congresso Internacional de Tecnologias na Educação, Olinda, PE:

terça-feira, fevereiro 02, 2010

Tecnologias da Informacao e seu Impacto na Sociedade

Uma boa síntese para TI e seus impactos na sociedade...a autoria é de Drill no slideshare...confiram!
Bons motivos para se discutir tecnologia da informação...

domingo, janeiro 31, 2010

Filme AVATAR

Bem, depois das férias uma boa opção é relembrar os filmes da garotada...
E AVATAR é o filme!!!

Unindo tecnologia, diversão, ficção e uma temática espiritualista para quem tem olhos de ver...

Bom discutir com alunas e alunos sobre as questões que emergem do filme como a QUESTÃO AMBIENTAL, O DESMATAMENTO, O RESPEITO À NATUREZA...



Então, além dos óculos 3D para se assistir ao filme, é bom colocar os óculos da discussão temática que o filme traz para sala de aula...

Quem já teve alguma experiência transpessoal com o Daime, UDV ou outra equivalente espiritual, também vai encontrar muitas coincidências...inclusive, penso que os caras que produziram o filme já tiveram alguma experiência desse tipo, porque o filme traz muitos pontos de conexão...

segunda-feira, janeiro 25, 2010

Um site legal com indicações de várias ferramentas online e várias indicações de download de programas é o BlogTE: Blog de Inovações em Tecnologia Educacional da Positivo Informática.

A questão é que muitas das ferramentas propostas e site indicados são em inglês, mas é até bom para treinar a língua do Sr. Sam, all right?!

É isso aí...procurem lá nos tags FERRAMENTAS e faça uma boa navegação nas tecnologias educacionais porque as aulas estão voltando!!

O endereço é http://blogte.educacional.net/?tag=ferramenta

quarta-feira, janeiro 13, 2010

Dicas de Tecnologias em Sala de Aula: Google Notícias

Continuando a exploração dos recursos do Google, observamos que o Google-Notícias é um excelente recurso para se trabalhar:
- Matemática
- Ciências
- Linguagens
- História e Geografia
- Artes

O Google-Notícias disponibiliza as notícias por categorias de :
  1. ÚLTIMAS NOTÍCIAS
  2. MUNDO
  3. BRASIL
  4. NEGÓCIOS
  5. CIÊNCIA/TECNOLOGIA
  6. ENTRETENIMENTO
  7. ESPORTE
  8. SAÚDE
  9. MAIS POPULARES
Na categoria ÚLTIMAS NOTÍCIAS encontramos, por exemplo, a primeira notícia que pode envolver questões relacionadas às Ciências bem como à História, Geografia e Linguagem:

Especialista diz que tremores no Haiti

devem continuar

Terra Brasil - ‎há 14 minutos‎
Os tremores secundários que atingiram o Haiti após um terremoto de 7 graus na escala Richter devem continuar, de acordo com o especialista da agência geológica americana US Geological Survey, Mike Blanpeid. Segundo ele, cerca de 3 milhões de pessoas ...

A segunda notícia, por exemplo, pode ser muito discutida numa aula de Matemática:

"PIB da Alemanha fecha 2009 com queda de 5%

Estadão - ‎há 1 hora‎
WIESBADEN - O PIB da Alemanha contraiu-se 5,0% em 2009, depois de expandir-se 1,3% em 2008, informou o departamento federal de estatísticas nesta quarta-feira. Foi o maior declínio desde o final da Segunda Guerra Mundial e superior à previsão média de ...
G1.com.br - TVI - EFE - A Bola"

Boa aula de tecnologia, aprendizagem e utilização coerente da Internet.

segunda-feira, janeiro 04, 2010

Dicas de Tecnologias em Sala de Aula: Google Vídeos

O Google disponibiliza em seu banco de dados da WEB 2.0 vários vídeos que podem ser localizados por temas ou palavras-chaves...

Digite um tema (Educação e Tecnologias, ou mesmo Maçonaria) e imediatamente, haverá uma oferta de vários, diversos vídeos.

Imagine-se numa aula de Física ou de Geografia, então solicite que alunos e alunas busquem por temas (Isaac Newton ou Desmatamento) ou mesmo por palavras-chaves (aceleração, gravidade, relevo terrestre etc)...haverá a possibilidade de alunos e alunas pesquisarem, dentre os vários vídeos disponibilizados, alguns relacionados com a temática da aula.

Conduza os alunos e alunas para o laboratório de Informática de sua escola...utilize a ferramenta de Google Vídeos para pesquisas... proponha exposição dos vídeos, solicitando que alunos e alunas:
1) tragam outros exemplos do seu contexto mais próximo;
2) criem outros vídeos através de câmeras digitais e de celulares;
3) disponibilizem tais vídeos em seus blogs ou nos sites de buscas como o youtube

Assim, estaremos utilizando de forma mais rica a Internet em sala de aula e participando da WEB 2.0

Veja abaixo um vídeo que estava procurando...a imagem da Terra sem água...