
Embora diante das modernas tecnologias aplicadas à educação, desejo falar sobre outro dispositivo tecnológico educacional que, embora não pareça sê-lo, é dos mais antigos: o livro.
Dispositivo tecnológico, geralmente no formato impresso em suporte de papel e atualmente numa versão eletrônica em suporte digital (e-book), o livro constitui-se num recurso secular da cultura humana utilizado nos ambientes de aprendizagem, com múltiplas finalidades:
1- acervo de memória cultural;
2- repositório de conteúdos informacionais (científicos, filosóficos, geográficos, históricos, etc.);
3- referencial teórico ou conjunto de várias teorias;
4- roteiro didático para um curso ou disciplina de um curso;
5- fonte de leitura e de pesquisa;
6- diversos outras finalidades educacionais.
Utilizado adequadamente, torna-se instrumento mediador de informações das culturas passadas, dos conhecimentos sistematizados de uma sociedade que, sob as perspectivas do/a professor/a, pode conduzir alunos/as não somente ao conhecimento formal do mundo mas também a reflexões profundas considerando os conhecimentos vivenciados pelos/as alunos/as.
O livro pode ser considerado como o diálogo nosso com as gerações passadas de nossa cultura

apresentando os Guias do PNLD, Resultados de Avaliações e Editais já realizados.
Um comentário:
AS ANTIGAS TECNOLOGIAS CONTINUAM FAZENDO PARTE DO COTIDIANO DE MUITOS EDUCADORES E EDUCANDOS. ACREDITO QUE SÃO TÃO IMPORTANTES QUANTO AS NOVAS TECNOLOGIAS. DEVEM CAMINHAR LADO A LADO NA CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO. PARABÉNS PELAS MATÉRIAS INTERESSANTES!!
Postar um comentário