
Chartier(1), Beiguelman(2), Borges(3),Vogler(4), entre outros pesquisadores tem debatido sobre a problemática do livro impresso ante o avanço da Internet. No entanto, o livro parece triunfar até agora, ainda está nas livrarias, consta em nossas estantes e bibliotecas.Que bom!
Para incentivar a leitura de livros, também disponíveis na Internet, o site LivroClip (http://www.livroclip.com.br/index.php?acao=quem), disponibiliza diversos vídeos de apresentação da literatura brasileira e estrangeira...são pequenas cenas em flash e desenhos, apresentando trechos e biografia do autor. O mais interessante é que o site tem uma perspectiva pedagógica: possui "uma seção especial que transforma o livro em material pedagógico gratuito para uso de professores em salas de aula do ensino fundamental, médio e superior."
Veja o clip do conto A Cartomante de Machado de Assis...Bastante atraente para estimular a literatura
Pode ser apresentado em sala de aula, despertando a curiosidade dos alunos e das alunas, para a leitura do conto, para visita à biblioteca e livrarias.
--------
(1):Chartier, Roger. Morte ou transfiguração do leitor?, in: Os desafios da escrita. São Paulo: Unesp, 2002.
(2):Beiguelman, Gisele. O livro depois do livro. São Paulo:Petrópols, 2003; Site http://desvirtual.com/thebook
(3):Borges,J.L. O Livro de Areia.
(4):Vogler, Thomas A. When a book is not a book.
4 comentários:
Embora tenhamos tantos avanços, o livro(Publicação impressa que resulta na junção de páginas interligando textos), continuarão sendo, instrumento de liberdade e poder.
Adoro esse conto! Super instigante, característica marcante do Machado.
concordo com você no que diz respeito aos livros impressos, são mais charmosos, mais interessantes, clássicos, eu diria.
É realmente maravilhoso que a modernidade não nos tenha tirado esse bem precioso que é o ato de ler e o de ter os livros em si.Machado é sem comentários...explêndido!
Valeu professor p/artigo, achei
muito educativo.
Postar um comentário