quarta-feira, junho 01, 2011

TWITTER, ORKUT, FACEBOOK, YOUTUBE COMO AMBIENTES OU FERRAMENTAS PEDAGÓGICAS



Fernando Souza publicou no Blog Twit Brasil sobre o uso do Twitter bem como outras ferramentas como Facebook, Youtube que podem ser usadas nas escolas.

Legal isso, pois tenho experimentando estas ferramentas como Ambienes Virtuais de Aprendizagem (AVA):
  • Orkut - tenho diversas comunidades onde realizo atividades com alunos(as) através do Fórum;
  • Youtube - apresentando vídeos no Canal tematizados com Tecnologias Educacionais;
  • Slideshare - disponibilizando slides em PowerPoint das aulas e nos Grupos formados
Ainda não consegui migrar para o Facebook com alunos(as) atualmente no Orkut porque alegam que não dispõem de tempo para gerenciar uma rede social quanto mais duas!!!

Tenho concentrado, no momento, início de estudos sobre Twitter como ferramenta educacional, seus aspectos, potencialidades e limitações.


    quarta-feira, maio 04, 2011

    Eixos temáticos do HIPERTEXTO 2011



    Beleza! Aí temos os nove (9) eixos temáticos do HIPERTEXTO 2011. Estes eixos temáticos podem ser expandidos ou incluir os seguintes tópicos:

    Os 9 eixos temáticos podem expandir ou ainda incluir os seguintes temas:

    » Modelos de redes sociais de aprendizagem
    » Fundamentos epistemológicos das redes de conhecimento
    » Ambientes Pessoais de Aprendizagem e sistemas de gerenciamento de aprendizagem
    » Teoria da Atividade e educação mediada por tecnologia
    » Conectivismo (Siemens) como uma teoria de aprendizagem
    » Aprendizagem distribuída em ambientes de informação fragmentada
    » Aprendizagem aberta e educação
    » Letramentos digitais e educação em rede
    » Gêneros digitais nas redes sociais
    » Educação em rede e Educação Superior
    » Pedagogias radicais mediadas por tecnologia (presencial e on-line)
    » Desenhos de metodologia para aprendizagem nas redes sociais
    » Estudos de caso e estudos empíricos sobre a aprendizagem em rede
    » Metodologias da pesquisa em linguagem e tecnologia
    » Educação em rede dentro de organizações públicas e privadas
    » Educação formal e não formal na aprendizagem em rede
    » Educação em rede voltada à formação para o trabalho
    » Justiça social e responsabilidade social na educação em rede
    » Globalização e inter/multi/transculturalismo na aprendizagem em rede
    » Participação e alienação na educação em rede
    » Ativismo (político) e movimentos sociais nas redes sociais
    Então vamos nos inscrever no IV Encontro Nacional de Hipertexto e Tecnologias Educacionais: Hipercomunidade, Escola e Tenologias Digitais: entre o Não Ainda e o Já Passou

    Vejam os valores e datas de inscrições:

    Categoria de
    inscrito
    Valor Inscrição
    Até 30/5
    Até 30/6 Até 10/7 11/7 a 26/9
    Estudantes R$ 80,00 R$ 90,00 R$ 100,00 R$ 120,00
    Professores R$ 110,00 R$ 140,00 R$ 160,00 R$ 180,00
    Minicursos R$ 100,00 R$ 120,00 R$ 140,00 R$ 160,00


    Forma de pagamento: Depósito Bancário Identificado
    Conta Corrente: Banco Caixa Econômica, agência 0651, Conta 03001046-9.
    ABEHTE- Associação Brasileira de Estudos de Hipertexto e Tecnologias Educacionais

    Importante: envie-nos uma cópia escaneada do comprovante de pagamento, para nossos controles. (hipertexto.uniso@gmail.com).
    Agradecemos se trouxer o comprovante consigo no dia do evento.

    Então, vamos lá!!!

    segunda-feira, abril 25, 2011

    Aquecimentos para Hipertexto 2011!


    Bem, a coordenação do evento está organizando já os Grupos de Discussão (GS´s)...esta semana deve sair a listagem...e ai é começar a enviar os trabalhos para submissão de apresentação e posteres...

    Vai ser legal...preparem as malas, a bagagem e muito conhecimento.

    Inscrições e informações no link http://www.hipertexto2011.com.br/

    Discussões sobre hipertexto, tecnologias educacionais e o que ocorre nas mídias atuais.

    sexta-feira, março 18, 2011

    Bem-vindos ao IV Encontro Internacional sobre Hipertexto e Tecnologias na Educação

    Abertas as chamadas iniciais para o IV  Encontro Internacional sobre Hipertexto e Tecnologias na Educação. O subtítulo deste IV Encontro: "hipercomunidade, escola e tecnologias digitais: entre o não ainda e o já passou" propõe um entendimento ampliado do hipertexto cujos links conectam pessoas e comunidades e abrigam complexos processos da contemporaneidade, como diz o anúncio do evento.

    O Encontro acontecerá nos dias 26 e 29 de setembro de 2011, na Uniso, Universidade de Sorocaba (SP). As temas são as seguintes:
    • Modelos de redes sociais de aprendizagem
    • Fundamentos epistemológicos das redes de conhecimento
    • Ambientes Pessoais de  Aprendizagem e sistemas de gerenciamento de aprendizagem
    • Teoria da Atividade e educação mediada por tecnologia
    • Conectivismo (Siemens) como uma teoria de aprendizagem
    • Aprendizagem distribuída em ambientes de informação fragmentada
    • Aprendizagem aberta e educação
    • Letramentos digitais e educação em rede
    • Gêneros digitais nas redes sociais
    • Educação em rede e Educação Superior
    ·         Pedagogias radicais mediadas por tecnologia (presencial e on-line)

    ·         Desenhos de metodologia para aprendizagem nas redes sociaisEstudos de caso e estudos empíricos sobre a aprendizagem em rede
    • Metodologias da pesquisa em linguagem e tecnologia
    • Educação em rede dentro de organizações públicas e privadas
    • Educação formal e não formal na aprendizagem em rede
    • Educação em rede voltada à formação para o  trabalho
    • Justiça social e responsabilidade social na educação em rede
    • Globalização e inter/multi/transculturalismo na aprendizagem em rede
    • Participação e alienação na educação em rede
    • Ativismo (político) e movimentos sociais nas redes sociais

    Maiores informações no endereço: http://hipertexto2011.blogspot.com/

    quarta-feira, dezembro 29, 2010

    Robôs substituem professores na Coréia do Sul

    Isso mesmo...as coisas da ficção tornando-se realidade...

     A notícia está no portal G1 da Globo...

    Projeto piloto levou 29 robôs para ensinar inglês a jovens. Robôs são controlados remotamente por professores humanos.

    Já apresentei aqui o robô geminóide que é uma espécie de clone de seu criador, tão parecidos que são...e o geminóide funciona também do mesmo modo: monitorado a distância pelo cientista japonês que o criou!

    E logo, logo os professores terão que concorrer com os robôs...hahaha!!