Blog educacional discutindo a temática de Educação e Tecnologia: os recursos da Internet e as novas metodologias tecnológicas.
segunda-feira, abril 25, 2011
Aquecimentos para Hipertexto 2011!
Bem, a coordenação do evento está organizando já os Grupos de Discussão (GS´s)...esta semana deve sair a listagem...e ai é começar a enviar os trabalhos para submissão de apresentação e posteres...
Vai ser legal...preparem as malas, a bagagem e muito conhecimento.
Inscrições e informações no link http://www.hipertexto2011.com.br/
Discussões sobre hipertexto, tecnologias educacionais e o que ocorre nas mídias atuais.
sexta-feira, março 18, 2011
Bem-vindos ao IV Encontro Internacional sobre Hipertexto e Tecnologias na Educação
Abertas as chamadas iniciais para o IV Encontro Internacional sobre Hipertexto e Tecnologias na Educação. O subtítulo deste IV Encontro: "hipercomunidade, escola e tecnologias digitais: entre o não ainda e o já passou" propõe um entendimento ampliado do hipertexto cujos links conectam pessoas e comunidades e abrigam complexos processos da contemporaneidade, como diz o anúncio do evento.
O Encontro acontecerá nos dias 26 e 29 de setembro de 2011, na Uniso, Universidade de Sorocaba (SP). As temas são as seguintes:
- Modelos de redes sociais de aprendizagem
- Fundamentos epistemológicos das redes de conhecimento
- Ambientes Pessoais de Aprendizagem e sistemas de gerenciamento de aprendizagem
- Teoria da Atividade e educação mediada por tecnologia
- Conectivismo (Siemens) como uma teoria de aprendizagem
- Aprendizagem distribuída em ambientes de informação fragmentada
- Aprendizagem aberta e educação
- Letramentos digitais e educação em rede
- Gêneros digitais nas redes sociais
- Educação em rede e Educação Superior
· Pedagogias radicais mediadas por tecnologia (presencial e on-line)
· Desenhos de metodologia para aprendizagem nas redes sociaisEstudos de caso e estudos empíricos sobre a aprendizagem em rede
- Metodologias da pesquisa em linguagem e tecnologia
- Educação em rede dentro de organizações públicas e privadas
- Educação formal e não formal na aprendizagem em rede
- Educação em rede voltada à formação para o trabalho
- Justiça social e responsabilidade social na educação em rede
- Globalização e inter/multi/transculturalismo na aprendizagem em rede
- Participação e alienação na educação em rede
- Ativismo (político) e movimentos sociais nas redes sociais
Maiores informações no endereço: http://hipertexto2011.blogspot.com/
quarta-feira, dezembro 29, 2010
Robôs substituem professores na Coréia do Sul
Isso mesmo...as coisas da ficção tornando-se realidade...
A notícia está no portal G1 da Globo...
A notícia está no portal G1 da Globo...
Projeto piloto levou 29 robôs para ensinar inglês a jovens. Robôs são controlados remotamente por professores humanos.
Já apresentei aqui o robô geminóide que é uma espécie de clone de seu criador, tão parecidos que são...e o geminóide funciona também do mesmo modo: monitorado a distância pelo cientista japonês que o criou!
E logo, logo os professores terão que concorrer com os robôs...hahaha!!
terça-feira, novembro 30, 2010
3º Simpósio Hipertexto e Tecnologias na Educação - Home
3º Simpósio Hipertexto e Tecnologias na Educação - Home
O Pierre Lévy estará lá na quinta-feira a tarde pra noite....na concha acústica da UFPE.
Estarei no Simpósio...sexta-feira, apresentando trabalho sobre Orkut e coordenando sessão...
O Pierre Lévy estará lá na quinta-feira a tarde pra noite....na concha acústica da UFPE.
Estarei no Simpósio...sexta-feira, apresentando trabalho sobre Orkut e coordenando sessão...
terça-feira, outubro 19, 2010
Aprsentação de trabalho no ALED Brasil 2010
Em Recife, durante o ALED Brasil, ao lado dos grandes de Psicologia Cognitiva da UFPE: da direita para a esquerda Luciano Meira, meu orientador de doutorado, eu (Robson Santos), Maria Lyra e Selma Leitão.
Foto antes de Maria Lyra, Selma Leitão, Glória Carvalho e Alba apresentarem Mesa Redonda discutindo a questão Tempo sob vários aspectos. Selma abordou o impasse da percepção que se pode ter da expressão DIALOGISMO, tanto como 'oposição' como 'constituinte' do Self.
Aqui eu e a professora Maria Lyra de Psicologia Cognitiva da UFPE. Submetemos juntos um artigo para uma revista (Paideia/Ribeirão Preto) sobre Yakkubinsky.
Eu apresentei um trabalho de comunicação oral, a partir do referencial de Marcuschi de Cognição Contingenciada, uma abordagem que ele elaborou a partir da teoria de Cognição Situada, dando porém ênfase ao Self e a Interação no contexto e não apenas ao contexto (ambiente).
Aqui, eu, na apresentação do trabalho individual.
Artigo completo, veja aqui:
COGNIÇÃO CONTIGENCIADA: ATOS DE REFERÊNCIA E INFERÊNCIA NAS SALAS DE BATE-PAPO NA INTERNET
Foto antes de Maria Lyra, Selma Leitão, Glória Carvalho e Alba apresentarem Mesa Redonda discutindo a questão Tempo sob vários aspectos. Selma abordou o impasse da percepção que se pode ter da expressão DIALOGISMO, tanto como 'oposição' como 'constituinte' do Self.
Aqui eu e a professora Maria Lyra de Psicologia Cognitiva da UFPE. Submetemos juntos um artigo para uma revista (Paideia/Ribeirão Preto) sobre Yakkubinsky.
Eu apresentei um trabalho de comunicação oral, a partir do referencial de Marcuschi de Cognição Contingenciada, uma abordagem que ele elaborou a partir da teoria de Cognição Situada, dando porém ênfase ao Self e a Interação no contexto e não apenas ao contexto (ambiente).
Aqui, eu, na apresentação do trabalho individual.
Artigo completo, veja aqui:
COGNIÇÃO CONTIGENCIADA: ATOS DE REFERÊNCIA E INFERÊNCIA NAS SALAS DE BATE-PAPO NA INTERNET
Assinar:
Postagens (Atom)