segunda-feira, abril 25, 2011

Aquecimentos para Hipertexto 2011!


Bem, a coordenação do evento está organizando já os Grupos de Discussão (GS´s)...esta semana deve sair a listagem...e ai é começar a enviar os trabalhos para submissão de apresentação e posteres...

Vai ser legal...preparem as malas, a bagagem e muito conhecimento.

Inscrições e informações no link http://www.hipertexto2011.com.br/

Discussões sobre hipertexto, tecnologias educacionais e o que ocorre nas mídias atuais.

sexta-feira, março 18, 2011

Bem-vindos ao IV Encontro Internacional sobre Hipertexto e Tecnologias na Educação

Abertas as chamadas iniciais para o IV  Encontro Internacional sobre Hipertexto e Tecnologias na Educação. O subtítulo deste IV Encontro: "hipercomunidade, escola e tecnologias digitais: entre o não ainda e o já passou" propõe um entendimento ampliado do hipertexto cujos links conectam pessoas e comunidades e abrigam complexos processos da contemporaneidade, como diz o anúncio do evento.

O Encontro acontecerá nos dias 26 e 29 de setembro de 2011, na Uniso, Universidade de Sorocaba (SP). As temas são as seguintes:
  • Modelos de redes sociais de aprendizagem
  • Fundamentos epistemológicos das redes de conhecimento
  • Ambientes Pessoais de  Aprendizagem e sistemas de gerenciamento de aprendizagem
  • Teoria da Atividade e educação mediada por tecnologia
  • Conectivismo (Siemens) como uma teoria de aprendizagem
  • Aprendizagem distribuída em ambientes de informação fragmentada
  • Aprendizagem aberta e educação
  • Letramentos digitais e educação em rede
  • Gêneros digitais nas redes sociais
  • Educação em rede e Educação Superior
·         Pedagogias radicais mediadas por tecnologia (presencial e on-line)

·         Desenhos de metodologia para aprendizagem nas redes sociaisEstudos de caso e estudos empíricos sobre a aprendizagem em rede
  • Metodologias da pesquisa em linguagem e tecnologia
  • Educação em rede dentro de organizações públicas e privadas
  • Educação formal e não formal na aprendizagem em rede
  • Educação em rede voltada à formação para o  trabalho
  • Justiça social e responsabilidade social na educação em rede
  • Globalização e inter/multi/transculturalismo na aprendizagem em rede
  • Participação e alienação na educação em rede
  • Ativismo (político) e movimentos sociais nas redes sociais

Maiores informações no endereço: http://hipertexto2011.blogspot.com/

quarta-feira, dezembro 29, 2010

Robôs substituem professores na Coréia do Sul

Isso mesmo...as coisas da ficção tornando-se realidade...

 A notícia está no portal G1 da Globo...

Projeto piloto levou 29 robôs para ensinar inglês a jovens. Robôs são controlados remotamente por professores humanos.

Já apresentei aqui o robô geminóide que é uma espécie de clone de seu criador, tão parecidos que são...e o geminóide funciona também do mesmo modo: monitorado a distância pelo cientista japonês que o criou!

E logo, logo os professores terão que concorrer com os robôs...hahaha!!

terça-feira, novembro 30, 2010

3º Simpósio Hipertexto e Tecnologias na Educação - Home

3º Simpósio Hipertexto e Tecnologias na Educação - Home


O Pierre Lévy estará lá na quinta-feira a tarde pra noite....na concha acústica da UFPE.
Estarei no Simpósio...sexta-feira, apresentando trabalho sobre Orkut e coordenando sessão...

terça-feira, outubro 19, 2010

Aprsentação de trabalho no ALED Brasil 2010

Em Recife, durante o ALED Brasil, ao lado dos grandes de Psicologia Cognitiva da UFPE: da direita para a esquerda Luciano Meira, meu orientador de doutorado, eu (Robson Santos), Maria Lyra e Selma Leitão.
Foto antes de Maria Lyra, Selma Leitão, Glória Carvalho e Alba apresentarem Mesa Redonda discutindo a questão Tempo sob vários aspectos. Selma abordou o impasse da percepção que se pode ter da expressão DIALOGISMO, tanto como 'oposição' como 'constituinte' do Self.

Aqui eu e a professora Maria Lyra de Psicologia Cognitiva da UFPE. Submetemos juntos um artigo para uma revista (Paideia/Ribeirão Preto) sobre Yakkubinsky.

Eu apresentei um trabalho de comunicação oral, a partir do referencial de Marcuschi de Cognição Contingenciada, uma abordagem que ele elaborou a partir da teoria de Cognição Situada, dando porém ênfase ao Self e a Interação no contexto e não apenas ao contexto (ambiente).

Aqui, eu, na apresentação do trabalho individual.

Artigo completo, veja aqui:
COGNIÇÃO CONTIGENCIADA: ATOS DE REFERÊNCIA E INFERÊNCIA NAS SALAS DE BATE-PAPO NA INTERNET