sábado, maio 30, 2009

Versão 'matrix': um seminário totalmente online

7º SENAED - Seminário Nacional ABED de Educação a Distância:"Polifonia na Docência e Aprendizagem Online"
Evento ocorreu exclusivamente no Second Life (SL).
O Seminário envolveu inúmeras atividades síncronas e assíncronas em diversas plataformas, como: listas de discussãos, fóruns, ambiente virtual de aprendizagem, redes sociais, blogs, wiki, podcasts, vídeos, videoconferências, webconferências, mashups, mapas mentais, televisão, games e mundos virtuais.
A figura ao lado refere-se à ilha do SEBRAE no SL, onde ocorreu o evento virtual.

Um dos objetivos do evento foi demonstrar, na prática, como essas diferentes ferramentas podem ser adequadamente utilizadas em EaD. O evento pretendeu também discutir o grau de proximidade que é possível alcançar com essas tecnologias entre os diversos personagens que participam da EaD. É mais um exemplo da web 2.0, do movimento colaborativo que ocorre neste momento na Internet, onde não apenas somos leitores, mas co-criadores, co-escritores, atores participativos desta imensa construção de conhecimento que estamos realizando.
O impressionante é já a concretização do que havia falado posts atrás no meu blog: estamos na "matrix" e nem percebemos ou temos tamanha consciência disso...Não precisamos mais imaginar: estamos realizando um seminário totalmente online, exclusivamente a distância...para isso precisamos ter um excelente computador que permita pleno acesso aos recursos gráficos do Second Life, entrar na Ilha do Sebrae e então ter participado dos cursos e palestras.

Tão logo as pessoas possam ter condições de possuírem bons computadores, estaremos dando um passo a mais na imersão virtual: não apenas encontros, seminários, congressos, mas cursos inteiros poderão ocorrer nesta plataforma tecnológica de relacionamento humano.
Outras modalidades de educação a distância (EAD) estão ocorrendo neste momento, como por exemplo, através da TV Digital Sky: Os assinantes da operadora agora poderão fazer uma especialização (Lato Sensu) sem sair de casa. A FACINTER - Faculdade Internacional de Curitiba (Grupo Educacional UNINTER) firmou uma parceria com a SKY. E oferecerá dois cursos na modalidade à distância, com aulas ministradas uma vez por semana: "Gestão e Direito Ambiental" na segunda-feira, das 19h00 às 21h00 e "Marketing Estratégico" na terça-feira, das 19h00 às 21h00.
Impressionante a velocidade com que nós estamos integrando a tecnologia às nossas ações no cotidiano e como estamos nos tornando cada vez mais dependentes dela...até que ponto isso é positivo, saudável, adequado? Sempre fico a pensar que chegaremos naquele ponto crítico em que a tecnologia através das formas de inteligência artificial conseguirá nos controlar mais do que já estamos controlados por ela...

5 comentários:

Fernando SC Pimentel disse...

Prof. Robson, bom poder perceber a intencionalidade de seu blog: manter os internautas atentos ao que está ocorrendo na atualidade sobre TIC e educação.
E melhor ainda, analisando as potencialidades e dificuldades desta nossa cibercultura.

Um abraço. Continue!

NeO R. disse...

Fico me perguntando acerca do fato da educação à distânicia. Há alguns dias estudantes da USP entraram em conflito com a PM e um dos fatos desncadeantes foi justamente a educação à distância na formação de professores.

Como ensinar gente a ensinar se às vezes nem na sala de aula se forma professores suficientemente capacitados para tal missão??

Fica aqui sugestão para um próximo post!!

Unknown disse...

Acho que esta onda vem com tudo para a revolução no mundo da informatica. Sabemos o quanto é proveitoso as mais diversas formas de comunicação entre os sujeitos a distancia e tenho certeza de que a vida prática ganha uma nova roupagem no contexto moderno.

Anônimo disse...

É legal essa págia, pois nos possibilita o conheciinhento de assuntos que o professor e outras pessoas colocam nessa página.

adroaldo disse...

alo professor robson e muito bom e interessante nos comunicar através da net, fazemos amigos,nos comunicamos através de orkut e ficamos bem informado através do mundo virtual, e pena que tem pessoas que usa toda essa tecnologia para fazer o mal.
um abraço adroaldo sobral.