quarta-feira, abril 22, 2009

Montagem: Outdoor.

Utilizando os recursos do site http://www.animadao.com/, é possível fazer uns álbuns legais, com a ferramenta Online e Gratuita para Montar Fotos para orkut, myspace, facebook e Hi5. Compartilhe com seus amigos: Mensagens Virtuais, Cartão Virtual, Recados Online, Mensagens para Orkut Myspace entre outros sites de relacionamentos, Montagem de Imagens, Molduras para Fotos, montagens com frases: Eu Te Amo, Te Adoro, Gosto de Você, Bom Fim de Semana, Bom Feriado, Boa Tarde, Bom Dia, Boa Noite, Bons Sonhos.
Torna-se ótimo recurso para que crianças, adolescentes e adultos possam exercitar práticas de manipulação de fotos, realizar uploads, recortes (montagens), construção de textos, utilização de elementos gráficos, em aulas contextualizadas.

Numa aula de português é possível trabalhar com textos, verificação de ortografia, construção de significados em enunciados, análise textual, uso de elementos gráficos (imagens, símbolos, etc.).
Numa aula de história ou geografia é possível utilizar um album com temas de natureza ou paisagens correspondentes ao assuno da aula e construir álbuns variados.
Visite o site: http://www.animadao.com/ e divirta-se, também orientando alunas e alunos a um exercício na Web 2.0: isto também é construção colaborativa, já que o site diponibiliza recursos e os internautas complementam com sua criatividade.

segunda-feira, abril 20, 2009

Site de pesquisa: livros, textos, apostilas, vídeos, sons...

Um dos excelentes sites de pesquisa, no qual podemos encontrar: livros inteiros, textos diversos, apostilas, músicas, vídeos, é o 4shared.com (http://www.4shared.com/).
Nós, professores, não podemos ficar distanciados do contexto virtual, das opções crescentes a cada dia na Internet, dos recursos disponibilizados na Grande Rede para construir conhecimentos e realizar pesquisas. Ou caminhamos para dentro do virtual, como docentes conscientes, colaborativos, demonstrando aos alunos e alunas que estamos conectados...ou simplesmente ficaremos 'de fora', estaremos 'deletados' deste novo contexto de conhecimento da era digital, caminharemos para uma nova marginalização: a da exclusão digital.

O 4shared.com, torna-se uma poderosa ferramenta de consulta a clássicos da literatura universal, a livros importantes para quem realiza pesquisas mais intensas de nível científico: procurando-se há verdadeiras raridades não fáceis de encontrar até nas melhores livrarias!
Além de oferecer diversos documentos, o site possibilita através de prévio cadastro, que você possa ter um disco virtual, arquivando seus documentos e até compartilhando-os:

Realizada a inscrição, você poderá abrir pastas, colocar seus arquivos e disponibilzar para serem 'baixados' por outros internautas ou apenas vistos, como álbuns de fotos, por exemplo.

O 4shared.com é uma ótima oportunidade de exercitar o que chamamos de 'conhecimento compartilhado' ou ainda 'conhecimento colaborativo' (a web 2.0), já que não apenas podemos realizar downloads mas também uploads. Então, importa nesta hora, não apenas divulgarmos os campos de pesquisa, também utilizá-los para também demonstrar aos alunos e alunas que navegamos por muitos lugares na Internet e que estamos conscientes dos diversos ambientes que disponibilizam textos...isso para que fiquem também atentos que não podemos tão facilmente fazer a 'cópia-cola' nos trabalhos escolares e até mesmo nos documentos acadêmicos.

quinta-feira, abril 02, 2009

Biblioteca virtual de slides (power point, entre outros)

Sabemos que a Internet é uma imensa biblioteca, a 'biblioteca de Alexandria contemporânea'! Mas diferente de qualquer outra biblioteca, a Internet vive esse momento de WEB 2.0, onde nós não apenas consultamos e temos acesso a diversas fontes de informação e conhecimento, não somos mais leitores passivos...nós construímos também e estamos participando desse imenso acervo cultural da humanidade.
Nós não apenas 'baixamos' arquivos, fazemos os downloads, mas também estamos enviando dados e informações diversas, realizando os diversos uploads de nossos computadores pessoais para a coletividade virtual. Os sites Slideshare (http://www.slideshare.net/) e Slideboom (http://www.slideboom.com/), são exemplos, de bibliotecas digitais, disponibilizando diversos slides (formato Powerpoint, entre outros) para consulta, download ou mesmo, caso você se cadastre, uploads.
Ambos os sites disponibilizam diversos recursos, como formação de grupos, aulas virtuais. O Slideshare permite a inclusão de vídeo no slide, como foi postado por mim no post anterior, da História da Educação Tecnológica no Brasil. No Slideboom é possível ao ler os slides fazer anotações nos mesmos e depois realizar download com essas anotações pessoais.
Visite minhas páginas: www.slideshare.net/robssantoss e www.slideboom.com/people/robssantoss onde é possível fazer a leitura e downloads dos slides utilizadas em minhas aulas.
Abaixo um exemplo de slide da aula de História da Educação. Importa que nos atualizemos com tais ferramentas, as utilizemos e orientemos alunas e alunos a respeitarem a fontes consultadas.