segunda-feira, agosto 31, 2009

Utilizando blogs

Através dos blogs que são espaços virtuais com informações (de imagens e textos) dos seus proprietários sobre algum assunto (posts), é possível realizar interação entre as pessoas, ou seja, entre escritor e leitor.
O blog surgiu inspirado nos antigos 'diários pessoais' onde as pessoas escreviam seus pensamentos e segredos... na Internet, contudo esse aspecto inicial foi modificado para uma leitura pública e não mais privada, já que todas as pessoas podem acessar o Blog e ler as postagens, podendo também escrever algo, criticando ou apoiando as ideias do blogueiro (proprietário do Blog).
Atualmente as grandes emissoras e os programas televisivos das tvs abertas e privadas tem seus blogs, como forma de interagirem com os telespectadores que podem escolher temas e novos filmes, emitir comentários sobre programas passados e sugerir novos...


No campo
da educação, professores e alunos utilizam blogs como ferramentas pedagógicas através das quais no mundo virtual, pela tecnologia, é possível construir coletivamente conhecimentos. Existem blogs educacionais com assuntos das aulas e comentários dos alunos, outros apenas com conceitos, textos e informações em que os alunos devem acessar, pesquisar, emitir opiniões e depois discuti-las em sala de aula.
Ao lado temos o blog de Félix Araújo,
aluno do curso de Pedagogia da UFPE,
também participou da disciplina Tecnologia
e Educação, onde criou seu próprio blog tematizado
em Tecnologias. Utilizar e estimular o uso dos blogs é uma boa estratégia nestes momentos de tecnologia na educação.

terça-feira, agosto 25, 2009

Uso pedagógico do PowerPoint

Sherry Turkle é uma professora de Estudos de Ciências Sociais e Tecnologia no Programa de Ciência, Tecnologia e Sociedade do MIT e tem realizado vários estudos pertinentes ao universo virtual, programas, recursos bem como a nossa relação com tais dispositivos.
Um dos seus textos importantes é o de 2003 "From Powerful Ideas to PowerPoint" no qual discute questões pertinentes ao uso deste programa da Microsoft (PowerPoint) por crianças, jovens e adultos, no meio acadêmico e profissional. Um dos argumentos que importa para este post é a sua crítica de que a utilização inadequada, sem qualquer planejamento pedagógico e atenção do professor, pode conduzir os alunos e alunas a uma perda crescente de argumentação, ao longo da vida estudantil.
Esta crítica faz-nos refletir, como docentes, ante o uso contínuo que fazemos e que estimulamos de nossos alunos e de nossas alunas para este software de apresentação de textos e imagens que é o PowerPoint. O programa se constitui num avanço das antigas transparências que utilizávamos nos retroprojetores, nos quais apenas se projetavam textos e imagens estáticas. Com o PowerPoint, podemos com o avanço da Informática, não apenas projetar em tela (ou quadro, ou parede) vários textos, mas também simular movimentos destes slides, colocar vídeos, utilizar imagens mais motivadoras (fotos, figuras, plano de fundo colorido, etc.).

Num primeiro instante, portanto, este software apresenta-se bastante atraente, de fácil manipulação para inclusão de textos e imagens como PONTOS que apresentam FORÇA, PODER para a explanção de tópicos, ítens importantes de um texto, artigo, livro que foi lido e pesquisado. Todavia, se bem observarmos, além do uso simplório e automático (repetititivo, não planejado, não inteligente), muitas apresentações de PowerPoint, seja de professores ou de alunos, mostram vários equívocos que merecem nossa correção:
  • Simples cópia (muitas vezes excessiva, desnessária, não resumida) de textos inteiros;
  • Má utilização dos pontos importantes do texto analisado e resumido no slide;
  • Apenas apresentação de pontos como resumo do texto lido, sem maior argumentação.
A falta de argumentação é a grande crítica de Turkle assim como de outros pesquisadores sobre o uso inadequado do PowerPoint que significa o Poder do Ponto de algum texto, para que se debata, argumente, se discuta a respeito.
Fiquemos, portanto, atentos para o uso pedagogicamente correto do PowerPoint, estimulando o debate e o poder de argumentação nos seminários ou apresentações em salas de aula.
Referência:
TURKLE, Sherry.“From Powerful Ideas to PowerPoint.” Convergence: The Journal of Research into New Media Technologies, 9, 2, Summer 2003.

quinta-feira, agosto 06, 2009

E-books e leitores eletrônicos

Os ebooks (livros eletrônicos) estão em alta, após um momento inicial de euforia e desencanto na década de 90. Agora a SONY pretende lançar dois novos modelos, concorrendo diretamente com a Internet Amazon e o Kindlle.
O Mix-Leitor-D é um leitor eletrônico de livros com tecnologia de software 100% nacional, criado por duas empresas pernambucanas: MIX TECNOLOGIA e CARPE DIEM EDIÇÕES E PRODUÇÕES.
O Mix-Leitor-D oferece acesso aberto à Internet, permitindo fazer downloads de obras públicas na rede, considerada hoje a maior biblioteca do mundo.

Este é o mais novo lançamento da SONY, com possibilidade de toque tátil, podendo mudar páginas, ampliar com zoom, além de se ter acesso a redes públicas de documentos gratuitos ou mesmo sites de jornais, nos quais pode-se ler arquivos.
Existem outros recursos como notas e sons que podem ser incorporados, além do próprui livro disponibilizar recursos de áudio.
Então, cada vez mais estamos conectados nesse universo de tecnologias, realizando upload e downloads, seja por telefonia móvel, seja pela Internet, pela TV digital (satélites)...é a verdadeira matrix!

domingo, agosto 02, 2009

Kobian: O robô das emoções...

O robô Kobian foi desenvolvido por um grupo da Universidade Waseda, em Tóquio (Japão), liderado pelo professor Atsuo Takanashi e estudiosos da universidade italiana St. Anna, em parceria com a fabricante Tmsuk.
Além de assumir poses diferentes para corresponder ao seu humor, Kobian usa motores no rosto para mover seus lábios, pálpebras e sobrancelhas.
Ele mostra felicidade ao abrir bem seus olhos e boca e demonstra tristeza abaixando a cabeça e cobrindo seus olhos.
Vejam vídeo abaixo de Kobian:


Estamos entre andróides ou os andróides estão entre nós?