terça-feira, setembro 21, 2010

III Colóqui Regional ALED Brasil

Irei participar do III Colóqui Regional ALED Brasil: Discurso e práticas sociais. Este ano com homenagem ao Grande Mestre Luiz Antônio Marcuschi, na cidade de Recife, PE, nos dias 13 a 15 de outubro de 2010.

O meu tema será Cognição Contigenciada: Atos de Referência e Inferência nas Salas de Bate-Papo na Internet.

Discutirei a noção de Cognição Contingenciada proposta por Marcuschi,aplicando-a ao ambiente de chat na Internet. Embora Marcuschi tenha utilizado inicialmente a expressão Cognição Situada, o termo se tornou impróprio para sua perspectiva, em face das diversas abordagens que o termo Cognição Situada abrange atualmente.

A abordagem da Cognição Contingenciada permite considerar a importância do contexto, mas numa perspectiva interacional, em que o sujeito do discurso é um ser ativo e criativo, utilizando a linguagem na interação com o outro para compreender e se relacionar com o mundo. A perspectiva também admite que numa situação dada, contingenciada pelas histórias dos participantes e dos conhecimentos comuns, é possível para esses participantes construirem sentidos com ações, objetos, signos e interações.

No chat é possível identificar muito claramente a noção da cognição contingenciada, considerando-se o novo contexto emergente na tecnologia digital, permitindo novas formas de uso da linguagem e estrategias para produção de sentidos entre os interlocutores. Os gêneros que emergem no contexto das tecnologias digitais tanto determinam quanto são determinados pelas interações dos indivíduos, contingenciados pelos contexto tecnológico que apresentam tanto limitações quanto possibilidades de criação de novas estratégias discursivas. 

Nenhum comentário: