sexta-feira, março 18, 2011

Bem-vindos ao IV Encontro Internacional sobre Hipertexto e Tecnologias na Educação

Abertas as chamadas iniciais para o IV  Encontro Internacional sobre Hipertexto e Tecnologias na Educação. O subtítulo deste IV Encontro: "hipercomunidade, escola e tecnologias digitais: entre o não ainda e o já passou" propõe um entendimento ampliado do hipertexto cujos links conectam pessoas e comunidades e abrigam complexos processos da contemporaneidade, como diz o anúncio do evento.

O Encontro acontecerá nos dias 26 e 29 de setembro de 2011, na Uniso, Universidade de Sorocaba (SP). As temas são as seguintes:
  • Modelos de redes sociais de aprendizagem
  • Fundamentos epistemológicos das redes de conhecimento
  • Ambientes Pessoais de  Aprendizagem e sistemas de gerenciamento de aprendizagem
  • Teoria da Atividade e educação mediada por tecnologia
  • Conectivismo (Siemens) como uma teoria de aprendizagem
  • Aprendizagem distribuída em ambientes de informação fragmentada
  • Aprendizagem aberta e educação
  • Letramentos digitais e educação em rede
  • Gêneros digitais nas redes sociais
  • Educação em rede e Educação Superior
·         Pedagogias radicais mediadas por tecnologia (presencial e on-line)

·         Desenhos de metodologia para aprendizagem nas redes sociaisEstudos de caso e estudos empíricos sobre a aprendizagem em rede
  • Metodologias da pesquisa em linguagem e tecnologia
  • Educação em rede dentro de organizações públicas e privadas
  • Educação formal e não formal na aprendizagem em rede
  • Educação em rede voltada à formação para o  trabalho
  • Justiça social e responsabilidade social na educação em rede
  • Globalização e inter/multi/transculturalismo na aprendizagem em rede
  • Participação e alienação na educação em rede
  • Ativismo (político) e movimentos sociais nas redes sociais

Maiores informações no endereço: http://hipertexto2011.blogspot.com/

Um comentário:

MEU DEUS É O DEUS DO IMPOSSÍVEL disse...

Dupla:Edivania Francisca França de oliveira e Maria Lucivânia Rodrigues do Nascimento.

Comentario:
Acreditamos que estas ferramentas são relevantes para intermediar a aprendizagem, tornando as aulas mais prazerosas e possibilitando uma maior participação dos alunos nas aulas, pois o campo educacional nos dias atuais requer a utilização das novas tecnologias para auxiliar na aprendizagem.