quarta-feira, junho 01, 2011

TWITTER, ORKUT, FACEBOOK, YOUTUBE COMO AMBIENTES OU FERRAMENTAS PEDAGÓGICAS



Fernando Souza publicou no Blog Twit Brasil sobre o uso do Twitter bem como outras ferramentas como Facebook, Youtube que podem ser usadas nas escolas.

Legal isso, pois tenho experimentando estas ferramentas como Ambienes Virtuais de Aprendizagem (AVA):
  • Orkut - tenho diversas comunidades onde realizo atividades com alunos(as) através do Fórum;
  • Youtube - apresentando vídeos no Canal tematizados com Tecnologias Educacionais;
  • Slideshare - disponibilizando slides em PowerPoint das aulas e nos Grupos formados
Ainda não consegui migrar para o Facebook com alunos(as) atualmente no Orkut porque alegam que não dispõem de tempo para gerenciar uma rede social quanto mais duas!!!

Tenho concentrado, no momento, início de estudos sobre Twitter como ferramenta educacional, seus aspectos, potencialidades e limitações.


    28 comentários:

    priscila disse...

    Dupla:
    Maria Risoneide
    Priscila Menezes

    A idéia de utilizar sites de relacionamento como ferramenta pedagogica é excelente, pois os alunos tem mais acessibilidade as informações desejadas e o estudo acaba sendo mais interessante e facilitador.

    Mayara Lima disse...

    Dupla: Mayara de Lima Ramos.
    Patrícia Soares Mendes.
    Comentário: O uso das tecnológias relacionadas com a Educação é realmente muito importante, essas ferramentas virtuais são muito interesantes, e utilizadas desta forma proporcionam a aprendizagem tornando o ambiente virtual educativo, e mais atrativo. Assim as aulas se tornam mais praserozas e podem chegar a nós em qualquer ambiente que estejamos, através da internet.

    stefany disse...

    DUPLA:
    NOME:Monalisa Veras
    Willyanne Jéssica

    COMENTÁRIO:Sabemos que essas ferramentas também podem auxilar no processo de desenvolvimento de ensino-aprendizagem ligado a tecnologia desde que seja utilizada de forma que venha favorecer uma aprendizagem significativa.

    tasley disse...

    Dupla
    Nomes: Tasley Tassiana de Araújo Ribeiro
    Maria Aparecida da Silva.

    Comentário
    Esses ambientes virtuias de aprendizagem são interessantes, porque atualmente as pessoas buscam mais as comunidades virtuais do que livros ou qualquer tipo de texto, e essas comunidades nos ajudam na aprendizagem, por que estamos em contato com essa tecnologia, mesmo que não tenhamos tanto tempo para administrar nossas comunidades, mas a nossa aprendizagem facilitará mais, pois com apenas alguns cliques estamos em contato com muitas coisas que nos ajudarão a aprendermos e desenvolver mais. Essas comunidades estão nos ajudam cada vez mais a adquirir mais conhecimento para nossa formação.
    Cabe a nós, acompanhar esses avanços tecnológicos e esses ambientes virtuais para nos tornarmos mais aptos a navegarem nessas ferramentas pedagógicas.

    Cíntia disse...

    DUPLA: Maria Cintia/Severina Jussicleide
    A publicação de Fernando Souza acerca da importância da utilização dos blogs, orkuts e facebookes são muito pertinentes.
    Em suas aulas, o professor deve buscar sempre dispor de recursos tecnológicos, visando manter os alunos em contato direto com a atualizade, com as mudanças que acontecem constantemente no meio tecnológico.
    Deve também, respeitar o tempo de maturação de cada aluno, buscando perceber o tempo de desenvolvimento de cada indivíduo,e também dispor de uma linguagem clara e objetiva, a fim de simplificar a compreensão dos educandos.

    Willyanne disse...

    DUPLA:
    NOME:Monalisa Veras
    Willyanne Jéssica

    COMENTÁRIO:Sabemos que essas ferramentas também podem auxilar no processo de desenvolvimento de ensino-aprendizagem ligado a tecnologia desde que seja utilizada de forma que venha favorecer uma aprendizagem significativa.

    lais disse...

    Dupla:
    Nomes:Laís bezerra
    Catia Edite

    Realmente,o uso dessas tecnologias no ambiente escolar torna muito mais atrativo as aulas e os estudos sobre determinados assuntos,acreditamos que ao passar do tempo os alunos estaram cientes de que por meio desses recursos tecnologicos se tornaram mais atualizados e poderam estudar a qualquer hora em qualquer lugar, além de facilitar a comunicação entre professores e alunos.

    manancial fonte de vida disse...

    DUPLAS: Agnailta Moreno
    Ana Luiza Lira
    Comentários:
    Estes sites de relacionamentos são de grande importancia para estimular o aluno em sala de aula. Pois facilitam a aprendizagem dos mesmos na medida em que eles se relacionam entre si.

    Isinha disse...

    Nome: Huchisa Marinho

    Comentário
    A ideia de utilizar estas ferramentas tecnológicas é bastante interessante, diante dos avanços da tecnologias e as dificuldades que encontramos na nossa sociedade atual,onde os jovens buscam mais estes ambientes virtuais, do que mesmo livros o professor tem que buscar novas ferramentas pedagógicas para "prender" a atenção dos seus alunos. Dessa forma será mais fácil e com certeza mais proveitoso os estudos.

    Andréia disse...

    Dupla:
    Andréia Marcelle
    Michele Galindo

    Está sendo muito interessante e construtivo usar os sites de relacionamento na aprendizagem, já que está mais próximo a realidade do aluno atual. Sendo também um mecanismo amplo e diversificado facilitando um aprendizado enriquecedor pois possibilita interação, globalização e trocas de idéias mais abrangentes.

    simone disse...

    DUPLA: Jeane Medeiros dos Santos.
    Josefa Simone da Silva.


    Muito proveitoso utilizar variados sites para inovar e dinamizar as aulas, despertando assim um interesse maior dos alunos.

    barbar disse...

    Dupla
    Nomes:Bárbara Renata
    Josefa Andreza

    Comentário:Achamos interessante pois essas ferramentas estam diretamente ligadas ao cotidiano dos jovens,assim,facilitará a aprendizagem dos mesmos.

    Flávia Lima disse...

    São ferramentas que muito auxiliam no processo de comunicação entre aluno e professor.Através dessas redes é possivel manter contato com os alunos e auxilia-los na escolha das linhas de pesquisa que eles devem seguir.Não podemos deixar também de ressaltar o apoio que essas redes também dão ao professor em questão de apoio como videos e depoimentos(YOUTUBE).
    No entanto com o avanço da tecnologia a Educação só tem a ganhar ,valendo destaque a questão da responsabilidade de como usar essas ferramentas.

    Dupla:Leidinha e Flávia.

    Widja Flavia. Educando com amor. disse...

    Dupla:João Carlos
    Widja Flavia

    COMENTÁRIO
    O MEIO TECNOLOGICO FAZ PARTE DA CONTEMPORANEIDADE EM QUE NÓS ESTAMOS INSERIDOS E SUAS REDES SOCIAIS SE MANIFESTAM DE DIFERENTES FORMAS QUE CADA VEZ MAIS SE AMPLIAM CONTRIBUINDO PARA UMA NOVA CULTURA SOCIALS.SENDO NECESSÁRIO QUE A EDUCAÇÃO DOS SUJEITOS POSSIBILITE QUE ELES USEM ESTES MEIOS DE FORMA CRÍTICA.

    jailson disse...

    Dupla:
    Jailson
    Loide

    É uma idéia bastante eficaz pois aproxima-se da realidade do aluno que hoje "vive" no mundo virtual. Facilita a interação entre professor - aluno e alunos entre si, vale salientar o modo como o professor deve conduzir essas atividades para que a aprendizagem seja realmente significativa ao educando.

    valéria disse...

    Dupla:
    Ana Cristina
    Valéria Santos

    Parabéns por utilizar essas ferramentas como prática pedagógica. Torna as aulas mais interesantes e participativas, a partir do universo virtual tão explorado pela maioria dos alunos.

    --- disse...

    Dupla:Denize dos Santos Alves
    Josevania Bezerra da Silva

    Twitter, Orkut, Facebook e Youtube é de fundamental importancia no ambinete de aprendizagem. Eles propocionam para o porfessor e para o aluno o privilegio de poder se comunicar de uma forma clara com entreterimento, trabalhando com que o aluno gosta. Promovendo também discurssões de temas global,compartilhando vídios de aprendizagens e promovendo experiência entre professor e aluno.

    Anônimo disse...

    VERALUCIA DE CARVALHO RODRIGUES

    ACHO QUE TODOS OS PROFESSORES DEVERIAM UTILIZAR ESSAS FERRAMENTAS TECNOLÓGICAS PARA ESTIMULAR A APRENDIZAGEM DOS ALUNOS E MANTER UMA RELAÇÃO VIRTUAL COM OS MESMOS, APROVEITANDO O INTERESSE DOS EDUCANDOS PELAS NOVAS TECNOLOGIAS.

    manancial fonte de vida disse...

    dupla:Agnailta, ana luiza

    Meu endereço de blog é: http://aninhaedvg12.blogspot.com/

    Anônimo disse...

    VERALUCIA DE CARVALHO RODRIGUES

    PARABÉNS PELA INICIATIVA, ACHO QUE TODOS OS PROFESORES DEVERIAM UTILIZAR ESSAS FERRAMENTAS TECNOLÓGICAS PARA APLIAR OS CONHECIMENTOS DOS SEUS ALUNOS E MANTER UMA RELAÇÃO VIRTUAL COM OS EDUCANDOS, APROVEITANDO O INTERESSE DOS MESMOS PELAS NOVAS TECNOLOGIAS.

    --- disse...
    Este comentário foi removido pelo autor.
    --- disse...
    Este comentário foi removido pelo autor.
    --- disse...

    Dupla:Denize dos Santos Alves
    Josevania Bezerra de Melo

    O endereço do meu blog é:deniselegal.glogspot.com

    MEU DEUS É O DEUS DO IMPOSSÍVEL disse...

    Dupla:Edivania Francisca França de oliveira e Maria Lucivânia Rodrigues do Nascimento.

    Comentario:
    Acreditamos que estas ferramentas são relevantes para intermediar a aprendizagem, tornando as aulas mais prazerosas e possibilitando uma maior participação dos alunos nas aulas, pois o campo educacional nos dias atuais requer a utilização das novas tecnologias para auxiliar na aprendizagem.

    SIMONE FERREIRA disse...

    Nome:Simone Ferreira

    Comentario:Fernando Souza, traz considerações beneficas sobre os novas tecnologias, do tipo,Blogger, facebook, youtube etc. que disponibilizam, atratividades para as atividades nas escolas que motivam e ou mesmo tempo disperta o interesse dos alunos e assim consegue proporcionar momentos de satisfação e aprendizagem.

    SIMONE FERREIRA disse...

    e-mail: Simone_fn@hotmail.com

    Mercia Monteiro disse...

    Dupla: Fabiana Carvalho e Mercia Monteiro.

    Professor, no texto apresentado percebemos a importancia de usar todas essas ferramentas como meio aprendizagem e desenvolvimento do aluno e a facilidade de comunicação entre ambos.
    Você esta de parabéns por ter escolhido este texto para a apresentação de uma aula dinamica e prazerosa.

    Valeria disse...

    Minha dupla é: Valéria santana e Ana Cristina

    http://valeriaessenc.blogspot.com/2011/06/atividade-de-lingua-portuguesa.html