quarta-feira, abril 11, 2012

Letramento Digital e Ensino

O texto do prof. da Universidade Federal de Pernambuco, UFPE, Antonio Carlos Xavier fala sobre Letramento Digital e Ensino. Leia o texto destacando os topicos importantes e responda?

1) quais sao as caracteristicas do novo jeito de se comunicar atualmente (ver tabela NOVO JEITO X VELHO JEITO)

2) Destaque dois aspectos importantes que o(a) professor(a) deve assumir na pratica pedagogica considerando o hipertexto.

3) Informe as novas competencias que sao desenvolvidas atraves do hipertexto pelos(as) alunos(as)

31 comentários:

blogdagreyce disse...

RESPOSTAS (letícia e Greyce)
1- Essa nova forma de aprendizagem se caracterizaria por ser mais dinâmica,participativa , descentralizada da (figura do professor) e pautada na independência, na autonomia, nas necessidadese nos interesses imediatos de cada
um dos aprendizes que são usuários freqüentes das tecnologias de comunicação digital.

2- * pesquisador, não mais repetidor de informação;
* articulador do saber, não mais fornecedor único do conhecimento;


3-*competência para compreender os novos princípios que regulam a organização e a
armazenagem do conhecimento em um ambiente virtual, não mais em locais físicos, como
livros, por exemplo;
* competência para clicar nos “links” que são ferramentas auxiliares de navegação na página
eletrônica;
* competência para “sacar” os dados apresentados na tela de modo diverso como em textos,
imagens e sons, que precisam ser selecionados e filtrados em meio às muitas informações
dispostas na página eletrônica visitada e em toda a Internet.

blog da joyce disse...

1º O ensino esta centrado no aluno e não mais no professor: a participação do aluno é ativa; o professor é articulador e não mais o dono do saber; O ensino é dinâmico e o ritmo de aprendizagem de cada aluno passa a ser respeitado.
2º Articulador do saber, não mais fornecedor único do conhecimento; consultor que sugere, não mais chefe autoritário que manda.
3º Competência para compreender os novos principios que regulam a organização e a armazenagem do conhecimento virtual, não mais locais fisícos, como livros por exemplo; Competência para clicar nos links que são ferramentas auxiliares de navegação na prática eletronica; Competência para sacar os dados apresentados na tela de modo diverso como em textos, imagens e sons, que precisam ser selecionados e filtrados em meio as muitas informações dispostas na página eletronica visitada e em toda a internet.

Alunas: Joslânia Ádrin
Thaisa Fernanda

Jucélia disse...

Alunas: Jucélia Sobral
Laysa Evelyn
Curso: 3° período Pedagogia

Respostas
1) Algumas características do novo jeito de se comunicar atualmente é a participação ativa do aluno, todo ensino centrado no aluno, trabalhar coletivamente, O professor como articulador de aprendizagens, tendo um ensino dinâmico para que o aluno aprenda a aprender.
2) O professor precisa ser um pesquisador, não mais repetidor de informação e também um articulador do saber, não mais fornecedor único de conhecimento.
3) As novas competências que são desenvolvidas pelos alunos através do hipertexto : competência para compreender os novos princípios que regulam a organização e a armazenagem do conhecimento em um ambiente virtual, não mais em locais físicos, como livros, por exemplo;
* competência para clicar nos “links” que são ferramentas auxiliares de navegação na página
eletrônica;
*competência para “sacar” os dados apresentados na tela de modo diverso como em textos, imagens e sons, que precisam ser selecionados e filtrados em meio às muitas informações dispostas na página eletrônica visitada e em toda a Internet.

Ayanne Rebeca disse...

Respostas dos questionamento
1ºCentrado no
aluno, a Participação
ativa do aluno, o Trabalho
coletivo, um Professor
articulador, Ensino
dinâmico, e Aprender a
aprender

2ºgestor de aprendizagens, não mais instrutor de regras;
motivador da “aprendizagem pela descoberta”, não mais avaliador de informações
empacotadas a serem assimiladas e reproduzidas pelo aluno;

3ºcompetência para compreender os novos princípios que regulam a organização e a
armazenagem do conhecimento em um ambiente virtual, não mais em locais físicos, como
livros, por exemplo;
competência para clicar nos “links” que são ferramentas auxiliares de navegação na página
eletrônica;
competência para “sacar” os dados apresentados na tela de modo diverso como em textos,
imagens e sons, que precisam ser selecionados e filtrados em meio às muitas informações
dispostas na página eletrônica visitada e em toda a Internet

Alunas: Ayanne Rebeca e Edla Keyla

tiago shtemberk disse...

RESPOSTAS DOS ALUNOS TIAGO DA SILVA E JULIANA DAS MERCÊS
1- O novo jeito se caracteriza-se por ser mais dinamico, participativo, descentralizador e coletivo.

2-Os aspectos importantes são de serem pesquisadores, não ser repitivos em suas informações, deve ser aticular bem o saber e nao ser somente um fornecedor de conhecimentos.

3-competência para compreender os novos princípios que regulam a organização e a
armazenagem do conhecimento em um ambiente virtual, não mais em locais físicos, como
livros, por exemplo;
* competência para clicar nos “links” que são ferramentas auxiliares de navegação na página
eletrônica;
* competência para “sacar” os dados apresentados na tela de modo diverso como em textos,
imagens e sons, que precisam ser selecionados e filtrados em meio às muitas informações
dispostas na página eletrônica visitada e em toda a Internet.

trabalho disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
trabalho disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
blog aline da silva passos disse...

Alunas:aline da silva passos
wadsa kelly dos santos silva

3°periodo pedagogia.(informatica)

RESPOSTAS:

1° Se caracteriza por ser mais dinÂmica, participativa,descentralizada e pautada na idepedencia, na autonomia,nas necessidades e nos interesses imediatos de cada um dos aprendizagens que são usuarios frequentes das tecnologias de comunicação digital.
*centrado no aluno
*participação ativa do aluno
*trabalho coletivi
*professor articuldor
*ensino dinamico
*aprender a aprender.

2° *pesquisador, não mais repetidor de informação;

*articulador do saber, não mais fornecedor único do conhecimento;

3°* competencia para compreender os novos principios que regulam a orgaNIZAÇÃO e a armazenagem do conhecimento em um ambiente virtual, não mais em locais fisicos,como livros por exemplo.

*competencia para clicar nos 'links' que são ferramentas auxiliares de navegação na página eletronica;
* competência para “sacar” os dados apresentados na tela de modo diverso como em textos,
imagens e sons, que precisam ser selecionados e filtrados em meio às muitas informações
dispostas na página eletrônica visitada e em toda a Internet.

Adoração disse...

1- O novo jeito de se comunicar atulmente resume-se nos sequinte itens: Centrado no aluno, participação ativa do aluno, trabalho coletivo,professor articulador, ensino dinâmico, e aprender a aprender.

2- Em sua prática pedagógica o educador deve possuir em seu perfil pedagógico alguns aspéctos relevantes para o desenvolvimento de sua prática entre eles destacamos dois; são eles: °Motivador da "aprendizagem pela descoberta", não mais avaliador de informações empacotadas a serem assimmiladas e reproduzidas pelo aluno.°Pesquizador, não mais receptor de informação.

3-Dentre as novas competéncias desenvolvidadas pelos alunos atualmente podemos destacar:°Competência para compreender os novos príncípios que regulam a organização e a armazenagem do conhecimento em um ambiente virtual, não mais em locais físicos,como lívros , por exemplo;°Competência para clicar nos "links" que são ferramentas auxiliares de navegações na página eletronica.°Competência para "sacar" os dados apresentados na tela de modo diverso como em textos, imagens e sons, que prescisa ser selecionados e filtrados em meio as muitas informações dispostas na página eletronica visitada e em toda a internet.
Alunas: Dayse Agnes Franciosi
Erwanny Monnyke De Araujo Silva
Curso: 3º Periodo Pedagogia

Ana Paula disse...

Alunos:Álvaro Ferreira
Ana Paula Gomes Da Silva

1.O prof. Antônio Carlos Xavier,traz em seu texto novas características educacionais,um novo jeito de se comunicar no qual saimos do modelo de educação bancária, e passamos para o jeito novo onde precisa ser centrado no aluno,com participação ativa do mesmo,onde ocorra um trabalho coletivo que o professor seja articulador,trabalhe o ensino de forma dinâmica para assim o aluno começar aprender a aprender.

2.segundo o texto, o professor deverá mudar sua prática sendo pesquisador,não mais repetidor de informação e articulador do saber,não mais fornecedor único do conhecimento.

3.Os alunos desenvolvem através do hiper texto as seguintes competêrncias:
competência para compreender os novos princípios que regulam a organização e a
armazenagem do conhecimento em um ambiente virtual, não mais em locais físicos, como
livros, por exemplo; competência para clicar nos “links” que são ferramentas auxiliares de navegação na página eletrônica; competência para “sacar” os dados apresentados na tela de modo diverso como em textos, imagens e sons, que precisam ser selecionados e filtrados em meio às muitas informações dispostas na página eletrônica visitada e em toda a Internet.

blog aline da silva passos disse...

aluna josy santos
pedagogia,3°periodo

respostas

1° centrado no aluno
*participação ativa do aluno
*trabalho coletivi
*professor articuldor
*ensino dinamico
*aprender a aprender.

2°*pesquisador, não mais repetidor de informação;

*articulador do saber, não mais fornecedor único do conhecimento;

3°competencia para compreender os novos principios que regulam a orgaNIZAÇÃO e a armazenagem do conhecimento em um ambiente virtual, não mais em locais fisicos,como livros por exemplo.

*competencia para clicar nos 'links' que são ferramentas auxiliares de navegação na página eletronica;
* competência para “sacar” os dados apresentados na tela de modo diverso como em textos,
imagens e sons, que precisam ser selecionados e filtrados em meio às muitas informações
dispostas na página eletrônica visitada e em toda a Internet.


Adoração disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
trabalho disse...

1-Centrado no aluno,participação ativa do aluno,trabalho coletivo,professor articulador,ensino dinâmico,aprender a aprender.

2-pesquisador, não mais repetidor de informação, motivador da “aprendizagem pela descoberta”, não mais avaliador de informações
empacotadas a serem assimiladas e reproduzidas pelo aluno.
3-Os alunos podem desenvolver competência para compreender os novos principios que regulam a organização e a armazenagem do conhecimento virtual, não mais locais fisícos, como livros por exemplo; Competência para clicar nos links que são ferramentas auxiliares de navegação na prática eletronica; Competência para sacar os dados apresentados na tela de modo diverso como em textos, imagens e sons, que precisam ser selecionados e filtrados em meio as muitas informações dispostas na página eletronica visitada e em toda a internet.

Pámela Tayane e Cícera Juliana

juliana silva disse...

1-Centrado no aluno,participação ativa do aluno,trabalho coletivo,professor articulador,ensino dinâmico,aprender a aprender.

2-pesquisador, não mais repetidor de informação, motivador da “aprendizagem pela descoberta”, não mais avaliador de informações
empacotadas a serem assimiladas e reproduzidas pelo aluno.
3-Os alunos podem desenvolver competência para compreender os novos principios que regulam a organização e a armazenagem do conhecimento virtual, não mais locais fisícos, como livros por exemplo; Competência para clicar nos links que são ferramentas auxiliares de navegação na prática eletronica; Competência para sacar os dados apresentados na tela de modo diverso como em textos, imagens e sons, que precisam ser selecionados e filtrados em meio as muitas informações dispostas na página eletronica visitada e em toda a internet.

Pámela Tayane e Cícera Juliana

Doce Pimenta disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Anônimo disse...

RESPOSTAS DAS ALUNAS ANATIANE VIEIRA E FABIANA SOUZA DO TERCEIRO PERÍODO DE PEDAGOGIA.

1- Jeito Novo
Centrado no aluno, Participaçao ativa do aluno, Trbalho coletivo, professor articulador, ensino dinamico e aprender a aprender.

2- O mestre agora precisa ser pesquisador, não mais repetidor de informação;
articulador do saber, não mais fornecedor único do conhecimento.

3- competência para compreender os novos princípios que regulam a organização e a
armazenagem do conhecimento em um ambiente virtual, não mais em locais físicos, como
livros, por exemplo;
* competência para clicar nos “links” que são ferramentas auxiliares de navegação na página
eletrônica;
* competência para “sacar” os dados apresentados na tela de modo diverso como em textos,
imagens e sons, que precisam ser selecionados e filtrados em meio às muitas informações
dispostas na página eletrônica visitada e em toda a Internet.

Rayanne disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
BLOG DA PRISCILA disse...

1-QUAIS SÃO AS CARACTERÍSTICAS DO NOVO JEITO DE SE COMUNICAR ATUALMENTE(VER TABELA NOVO JEITO X VELHO JEITO).
R= Novo jeito- Centrado no aluno;Participação ativa do aluno; Trabalho coletivo; Professor articulador;Ensino dinâmico; Aprender a aprender.
Velho jeito- Centrado no professor;Absorção passiva; Trabalho individual;Professor sabe-tudo;Ensino estático e aprendizado predeterminado.
2-Destaque dois aspectos importantes que o(a) professor(a) deve assumir na prática pedagógica considerando o hipertexto.
R=Consultor que sugere, não mais chefe autoritário que manda;
Motivador da “aprendizagem pela descoberta”, não mais avaliador de informações impacotadas a serem assimiladas e reproduzidas pelo aluno;
3-Informe as novas competências que são desenvolvidas através do hipertexto pelos(as) alunos(as).
R=Competência para compreender os novos princípios que regulam a organização e a armazenagem do conhecimento em um ambiente virtual, não mais em locais físicos, como livros, por exemplo;
Competência para clicar nos “links” que são ferramentas auxiliares de navegação na página
eletrônica;
Competência para “sacar” os dados apresentados na tela de modo diverso como em textos,
imagens e sons, que precisam ser selecionados e filtrados em meio às muitas informações dispostas na página eletrônica visitada e em toda a Internet.

ALUNAS- ROBERTA PRISCILA
TARCILA ANDRADE

Rayanne disse...

1)O ensino é dinâmico e o ritmo de aprendizagem de cada aluno passa a ser respeitado são algumas características do novo jeito de se comunicar atualmente é a participação ativa do aluno, todo ensino centrado no aluno, trabalhar coletivamente, O professor como articulador de aprendizagens, tendo um ensino dinâmico para que o aluno aprenda a aprender.

2) O professor ele deve ser articulador do saber, ser um pesquisador não mais fornecedor único do conhecimento; consultor que sugere, não mais chefe autoritário que manda. precisa ser um pesquisador, não mais repetidor de informação e também um articulador do saber, não mais fornecedor único de conhecimento.

3) Competência para compreender os novos principios que regulam a organização e a armazenagem do conhecimento virtual, não mais locais fisícos, como livros por exemplo; Competência para clicar nos links que são ferramentas auxiliares de navegação na práticaque são desenvolvidas pelos alunos através do hipertexto : competência para compreender os novos princípios que regulam a organização e a armazenagem do conhecimento em um ambiente virtual.

Aluna:Rayanne Markécia

blog da cleane disse...

ALUNAS: JOSIVANIA JOSEFA DA SILVA
JOSEFA CLEANE DE AMORIM NASCIMENTO

RESPOSTAS:

1º)AS FORMAS DE COMUNICAÇÃO ATUALMENTE APRESENTAM OUTRAS CARACTERISTICAS OU SEJA, ESTA NOVA MANEIRA DE APRENDIZAGEM ESTÁ SENDO DE MANEIRA MAIS DINAMICA, PARTICIPATIVA E PAUTADA NA AUTONOMIA NAS NECESSIDADES,E NOS INTERESSES DE CADA EDUCANDO QUE ESTÃO CADA VEZ MAIS ATIVOS E USUÁRIOS DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS.

2º)*PESQUISADOR,NÃO MAIS REPETIDOR DE INFORMAÇÕES

*ARTICULADOR DO SABER, NÃO MAIS FORNECEDOR ÚNICO DO CONHECIMENTO

3º)AS NOVAS COMPETÊNCIAS QUE SÃO DESENVOLVIDAS SÃO:COMPETÊNCIA PARA COMPREENDER OS NOVOS PRINCÍPIOS QUE REGULAM A ORGANIZAÇÂO E A ARMAZENAGEM DO CONHECIMENTO EM UM AMBIENTE VIRTUAL, NÂO MAIS LOCAIS FÍSICOS, COMO LIVROS, POR EXEMPLO;

COMPETÊNÇIA PARA CLICAR NOS "LINKS" QUE SÃO FERRAMENTAS AUXILIARES DE NAVEGAÇÃO NA PÁGINA ELETRÔNICA;

COMPETÊNCIA PARA "SACAR" OS DADOS APRESENTADOS NA TELA DE MODO DIVERSO COMO EM TEXTOS, IMAGENS E SONS, QUE PRECISAM SER SELECIONADOS E FILTRADOS EM MEIO ÀS MUITAS INFORMAÇÕES DISPOSTAS NA PÁGINA ELETRÔNICA VISITADA E EM TODA A INTERNETE.

su lu rebeca disse...

alunas:luciana farias,maria suellayne. questão 1: centrado no aluno ,participação ativa do aluno, trabalho coletivo, professor articulador, ensino dinâmico, aprender a aprender questão 2: o professor deve assumir o papel de pesquisador e não de repetir informação,e também ser gestor de aprendizagem e não instrutor de regras. questão 3: essas competencias são: comprender os novos principios que regula organiza e armazena o conhecimento em ambiente virtual,não em locais fisicos como os livros.clicar nos links que são ferramentas auxiliares de navegasão nas paginas eletronicas .sacar os dados apresentados na tela de modo diverso como em textos, imagenes,e sons que precisão ser selecionados e filtrados em meio as muitas informações dispostas na pagina eletronica visitada em toda internet. 3 periodo pedagogia

Rosário e hildete disse...

1- Atualmente o jeito de comunicar-se está centrado no aluno, em sua participação ativa, no trabalho coletivo, o ensino é dinâmico e o professor é o articulador do conhecimento, e é necessário aprender a aprender. 2- O professor deve ser pesquizador, não mais repetidor de informações; o professor deve ser gestor de aprendizados e não instrutor de regras. 3- As novas competências são: independência e autonomia na aprendizagem, abertura emocional intelectual, preocupação pelos acontecimentos globais, liberdade de expressão e conficções firmes, curiosidade e faro investigativo, imediatismo e instantaneidade na busca de solução, responsabilidade social, senso de contestação, tolerância ao diferente.

Blog da Gláucia disse...

1º- As características do novo jeito de se comunicar atualmente implicam em:-Centrado no aluno, participação ativa do aluno, trabalho coletivo,professor articulador, ensino dinâmico, e aprender a aprender.

2º-Os aspectos importantes que podemos destacar entre outos estão:
-pesquisador, não mais repetidor de informação;
- articulador do saber, não mais fornecedor único do conhecimento;
3º- Competência para compreender os novos principios que regulam a organização e a armazenagem do conhecimento virtual, não mais locais fisícos, como livros por exemplo; Competência para clicar nos links que são ferramentas auxiliares de navegação na prática eletronica; Competência para sacar os dados apresentados na tela de modo diverso como em textos, imagens e sons, que precisam ser selecionados e filtrados em meio as muitas informações dispostas na página eletronica visitada e em toda a internet.

Gabrielle Cardoso Da Silva disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Enildo Neto disse...

1º O ensino esta centrado no aluno e não mais no professor: a participação do aluno é ativa; o professor é articulador e não mais o dono do saber; O ensino é dinâmico e o ritmo de aprendizagem de cada aluno passa a ser respeitado.

2º Articulador do saber, não mais fornecedor único do conhecimento; consultor que sugere, não mais chefe autoritário que manda.

3º Competência para compreender os novos principios que regulam a organização e a armazenagem do conhecimento virtual, não mais locais fisícos, como livros por exemplo; Competência para clicar nos links que são ferramentas auxiliares de navegação na prática eletronica; Competência para sacar os dados apresentados na tela de modo diverso como em textos, imagens e sons, que precisam ser selecionados e filtrados em meio as muitas informações dispostas na página eletronica visitada e em toda a internet.

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Cintya Fernanda disse...

Aluna: Cintya Fernanda Gomes
Ana Paula Ferreira
1. O novo jeito de comunicar estar centrado no aluno e em sua participação ativa, e tamb´´em no trabalho coletivo, onde o professor é o articulador do conhecimento e ambos aprendem a aprender.

2. O professor deve ser um pesquisador não mais um repetidor de informações, ele deve ser gestor de aprendizados e não instrutor de regras.

3. As novas competências são: indepêndencia e altonomia no aprendizado, e abertura emocional e intelectual, preocupação pelos acontecimentos globais, liberdade de expressão e convicções firmes, curiosidade e tono investigativo, imediativo e instantaneidade, na busca de soluções, responsabilidade social e tolerância ao diferente.

Geysi Smara disse...

RESPOSTAS(Geysiane Samara e Jeiciane Maria)
1°-O novo modo de co,municar-se atualmente é centrada no aluno,participação ativa do aluno,trabalho coletivo professor articulador,ensino dinâmico,aprender a aprender.
2°-Articulador saber,não mais fornecedor único do conhecimento.”Motivador da aprendizagem pela descoberta”,não mais avaliador de informações empactadas a serem assimiladas e reproduzidas pelo aluno.

3°-O hipertexto possibilita a integração entre as várias disciplinas,realizando a desejada interdisciplinariedade que em um certo sentido dissolve os limites entre as áreas do conhecimento,onde possibilitam a competência para compreender os novos principios que regulam a organização e a armazenagem do conhecimento em um ambiente virtual,não mais em locais fisicos,como livros por exemplo;Competências para clicar nos links que são ferramentas auxiliares de navegação na página eletrônica;Competências para sacar os dados apresentados na tela de modo diverso como em textos,imagens e sons,que precisam ser selecionados e filtrados em meio as muitas informações dispostas na página eletrônica visitada e em toda a internet.

Thais Eduarda disse...

1º Essa nova maneira de aprendizagem implica no trabalho centrado no aluno,com a participação ativa do aluno,o trabalho é feito de forma coletiva,o professor é articulador,o ensino é dinâmico para que tanto o educador quanto o educando aprendam a aprender.

2º O professor precisa ser um pesquisador e um articulador do saber não sendo ele mais o único fornecedor de conhecimentos.

3º Os alunos podem desenvolver competência para compreender os novos principios que regulam a organização e a armazenagem do conhecimento virtual, não mais locais fisícos, como livros por exemplo; Competência para clicar nos links que são ferramentas auxiliares de navegação na prática eletronica; Competência para sacar os dados apresentados na tela de modo diverso como em textos, imagens e sons, que precisam ser selecionados e filtrados em meio as muitas informações dispostas na página eletronica visitada e em toda a internet.

Emmanuella disse...

curso: Pedagogia
Aluna:Emmanuella Izabel, Fagner Ferreira
1º) com acomparação das duas tabelas podemos perceber, que os novos modelos de ensino é diferente do tradicional, onde os alunos tem mais espaços para expressar suas ideias na sala de aula, com isso a uma troca de apredizadoentre eles de forma dinâmica e prazerosa de aprender. Podemos também ressaltar os novos recursos em tecnologia uqe leva alunos e professores a expandir o conhecimento virtual sobre o mundo.
2º)Forma seres critícos para explorar a auto-descoberta dos saberes e trabalhar o hipertexto como objeto de pesquisa do interesse do aluno.
3º) As novas competências adquiridas pelos alunos através do hipertexto pode ser compreendida atracés de novas compreensões sobre os principios que regula e organiza a armazenaqgem do conhecimento em ambiente virtual, não sendo mais em locais fisícos pode-se também destacar a facilidade em publicar informações e compartilhar em toda rede social.