sexta-feira, março 18, 2011

Bem-vindos ao IV Encontro Internacional sobre Hipertexto e Tecnologias na Educação

Abertas as chamadas iniciais para o IV  Encontro Internacional sobre Hipertexto e Tecnologias na Educação. O subtítulo deste IV Encontro: "hipercomunidade, escola e tecnologias digitais: entre o não ainda e o já passou" propõe um entendimento ampliado do hipertexto cujos links conectam pessoas e comunidades e abrigam complexos processos da contemporaneidade, como diz o anúncio do evento.

O Encontro acontecerá nos dias 26 e 29 de setembro de 2011, na Uniso, Universidade de Sorocaba (SP). As temas são as seguintes:
  • Modelos de redes sociais de aprendizagem
  • Fundamentos epistemológicos das redes de conhecimento
  • Ambientes Pessoais de  Aprendizagem e sistemas de gerenciamento de aprendizagem
  • Teoria da Atividade e educação mediada por tecnologia
  • Conectivismo (Siemens) como uma teoria de aprendizagem
  • Aprendizagem distribuída em ambientes de informação fragmentada
  • Aprendizagem aberta e educação
  • Letramentos digitais e educação em rede
  • Gêneros digitais nas redes sociais
  • Educação em rede e Educação Superior
·         Pedagogias radicais mediadas por tecnologia (presencial e on-line)

·         Desenhos de metodologia para aprendizagem nas redes sociaisEstudos de caso e estudos empíricos sobre a aprendizagem em rede
  • Metodologias da pesquisa em linguagem e tecnologia
  • Educação em rede dentro de organizações públicas e privadas
  • Educação formal e não formal na aprendizagem em rede
  • Educação em rede voltada à formação para o  trabalho
  • Justiça social e responsabilidade social na educação em rede
  • Globalização e inter/multi/transculturalismo na aprendizagem em rede
  • Participação e alienação na educação em rede
  • Ativismo (político) e movimentos sociais nas redes sociais

Maiores informações no endereço: http://hipertexto2011.blogspot.com/

quarta-feira, dezembro 29, 2010

Robôs substituem professores na Coréia do Sul

Isso mesmo...as coisas da ficção tornando-se realidade...

 A notícia está no portal G1 da Globo...

Projeto piloto levou 29 robôs para ensinar inglês a jovens. Robôs são controlados remotamente por professores humanos.

Já apresentei aqui o robô geminóide que é uma espécie de clone de seu criador, tão parecidos que são...e o geminóide funciona também do mesmo modo: monitorado a distância pelo cientista japonês que o criou!

E logo, logo os professores terão que concorrer com os robôs...hahaha!!

terça-feira, novembro 30, 2010

3º Simpósio Hipertexto e Tecnologias na Educação - Home

3º Simpósio Hipertexto e Tecnologias na Educação - Home


O Pierre Lévy estará lá na quinta-feira a tarde pra noite....na concha acústica da UFPE.
Estarei no Simpósio...sexta-feira, apresentando trabalho sobre Orkut e coordenando sessão...

terça-feira, outubro 19, 2010

Aprsentação de trabalho no ALED Brasil 2010

Em Recife, durante o ALED Brasil, ao lado dos grandes de Psicologia Cognitiva da UFPE: da direita para a esquerda Luciano Meira, meu orientador de doutorado, eu (Robson Santos), Maria Lyra e Selma Leitão.
Foto antes de Maria Lyra, Selma Leitão, Glória Carvalho e Alba apresentarem Mesa Redonda discutindo a questão Tempo sob vários aspectos. Selma abordou o impasse da percepção que se pode ter da expressão DIALOGISMO, tanto como 'oposição' como 'constituinte' do Self.

Aqui eu e a professora Maria Lyra de Psicologia Cognitiva da UFPE. Submetemos juntos um artigo para uma revista (Paideia/Ribeirão Preto) sobre Yakkubinsky.

Eu apresentei um trabalho de comunicação oral, a partir do referencial de Marcuschi de Cognição Contingenciada, uma abordagem que ele elaborou a partir da teoria de Cognição Situada, dando porém ênfase ao Self e a Interação no contexto e não apenas ao contexto (ambiente).

Aqui, eu, na apresentação do trabalho individual.

Artigo completo, veja aqui:
COGNIÇÃO CONTIGENCIADA: ATOS DE REFERÊNCIA E INFERÊNCIA NAS SALAS DE BATE-PAPO NA INTERNET

terça-feira, setembro 21, 2010

III Colóqui Regional ALED Brasil

Irei participar do III Colóqui Regional ALED Brasil: Discurso e práticas sociais. Este ano com homenagem ao Grande Mestre Luiz Antônio Marcuschi, na cidade de Recife, PE, nos dias 13 a 15 de outubro de 2010.

O meu tema será Cognição Contigenciada: Atos de Referência e Inferência nas Salas de Bate-Papo na Internet.

Discutirei a noção de Cognição Contingenciada proposta por Marcuschi,aplicando-a ao ambiente de chat na Internet. Embora Marcuschi tenha utilizado inicialmente a expressão Cognição Situada, o termo se tornou impróprio para sua perspectiva, em face das diversas abordagens que o termo Cognição Situada abrange atualmente.

A abordagem da Cognição Contingenciada permite considerar a importância do contexto, mas numa perspectiva interacional, em que o sujeito do discurso é um ser ativo e criativo, utilizando a linguagem na interação com o outro para compreender e se relacionar com o mundo. A perspectiva também admite que numa situação dada, contingenciada pelas histórias dos participantes e dos conhecimentos comuns, é possível para esses participantes construirem sentidos com ações, objetos, signos e interações.

No chat é possível identificar muito claramente a noção da cognição contingenciada, considerando-se o novo contexto emergente na tecnologia digital, permitindo novas formas de uso da linguagem e estrategias para produção de sentidos entre os interlocutores. Os gêneros que emergem no contexto das tecnologias digitais tanto determinam quanto são determinados pelas interações dos indivíduos, contingenciados pelos contexto tecnológico que apresentam tanto limitações quanto possibilidades de criação de novas estratégias discursivas.