sábado, fevereiro 21, 2009

Antigas Tecnologias de Educação ? (2)

Retorno às discussões sobre tecnologias educacionais. Falei post atrás sobre o quadro sobre o qual o/a professor/a aponta informações conceituais e esquemas para o delineamento da aula.
Embora diante das modernas tecnologias aplicadas à educação, desejo falar sobre outro dispositivo tecnológico educacional que, embora não pareça sê-lo, é dos mais antigos: o livro.
Dispositivo tecnológico, geralmente no formato impresso em suporte de papel e atualmente numa versão eletrônica em suporte digital (e-book), o livro constitui-se num recurso secular da cultura humana utilizado nos ambientes de aprendizagem, com múltiplas finalidades:

1- acervo de memória cultural;
2- repositório de conteúdos informacionais (científicos, filosóficos, geográficos, históricos, etc.);
3- referencial teórico ou conjunto de várias teorias;
4- roteiro didático para um curso ou disciplina de um curso;
5- fonte de leitura e de pesquisa;
6- diversos outras finalidades educacionais.

Utilizado adequadamente, torna-se instrumento mediador de informações das culturas passadas, dos conhecimentos sistematizados de uma sociedade que, sob as perspectivas do/a professor/a, pode conduzir alunos/as não somente ao conhecimento formal do mundo mas também a reflexões profundas considerando os conhecimentos vivenciados pelos/as alunos/as.

O livro pode ser considerado como o diálogo nosso com as gerações passadas de nossa cultura
e o livro didático, em particular, converte-se numa espécie de reprodução da realidade de uma sociedade, sob o viés sócio-polítoco-econômico...Cabe-nos, como docentes, estarmos atentos aos livros didáticos utilizados nas escolas que atuamos, bem como aos programas de políticas educacionais de livro didático e de incentivo à leitura estabelecidos e propostos pelo Governo. No Brasil dispomos, através do MEC, de políticas de orientação para indicação de livros didáticos a serem utlizados tanto no Ensino Fundamental como no Ensino Médio, o PNLD (Programa Nacional do Livro Didático). Torna-se importante conhecer o site do MEC http://portal.mec.gov.br/seb/index.php?option=content&task=view&id=370
apresentando os Guias do PNLD, Resultados de Avaliações e Editais já realizados.

Um comentário:

FELIX PAZ E BEM disse...

AS ANTIGAS TECNOLOGIAS CONTINUAM FAZENDO PARTE DO COTIDIANO DE MUITOS EDUCADORES E EDUCANDOS. ACREDITO QUE SÃO TÃO IMPORTANTES QUANTO AS NOVAS TECNOLOGIAS. DEVEM CAMINHAR LADO A LADO NA CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO. PARABÉNS PELAS MATÉRIAS INTERESSANTES!!