quinta-feira, abril 02, 2009

Biblioteca virtual de slides (power point, entre outros)

Sabemos que a Internet é uma imensa biblioteca, a 'biblioteca de Alexandria contemporânea'! Mas diferente de qualquer outra biblioteca, a Internet vive esse momento de WEB 2.0, onde nós não apenas consultamos e temos acesso a diversas fontes de informação e conhecimento, não somos mais leitores passivos...nós construímos também e estamos participando desse imenso acervo cultural da humanidade.
Nós não apenas 'baixamos' arquivos, fazemos os downloads, mas também estamos enviando dados e informações diversas, realizando os diversos uploads de nossos computadores pessoais para a coletividade virtual. Os sites Slideshare (http://www.slideshare.net/) e Slideboom (http://www.slideboom.com/), são exemplos, de bibliotecas digitais, disponibilizando diversos slides (formato Powerpoint, entre outros) para consulta, download ou mesmo, caso você se cadastre, uploads.
Ambos os sites disponibilizam diversos recursos, como formação de grupos, aulas virtuais. O Slideshare permite a inclusão de vídeo no slide, como foi postado por mim no post anterior, da História da Educação Tecnológica no Brasil. No Slideboom é possível ao ler os slides fazer anotações nos mesmos e depois realizar download com essas anotações pessoais.
Visite minhas páginas: www.slideshare.net/robssantoss e www.slideboom.com/people/robssantoss onde é possível fazer a leitura e downloads dos slides utilizadas em minhas aulas.
Abaixo um exemplo de slide da aula de História da Educação. Importa que nos atualizemos com tais ferramentas, as utilizemos e orientemos alunas e alunos a respeitarem a fontes consultadas.

Um comentário:

FELIX PAZ E BEM disse...

Prof. Robson muito legal este conteúdo exposto desta forma: dinâmico, organizado e interessante. PARABÉNS!!