segunda-feira, abril 20, 2009

Site de pesquisa: livros, textos, apostilas, vídeos, sons...

Um dos excelentes sites de pesquisa, no qual podemos encontrar: livros inteiros, textos diversos, apostilas, músicas, vídeos, é o 4shared.com (http://www.4shared.com/).
Nós, professores, não podemos ficar distanciados do contexto virtual, das opções crescentes a cada dia na Internet, dos recursos disponibilizados na Grande Rede para construir conhecimentos e realizar pesquisas. Ou caminhamos para dentro do virtual, como docentes conscientes, colaborativos, demonstrando aos alunos e alunas que estamos conectados...ou simplesmente ficaremos 'de fora', estaremos 'deletados' deste novo contexto de conhecimento da era digital, caminharemos para uma nova marginalização: a da exclusão digital.

O 4shared.com, torna-se uma poderosa ferramenta de consulta a clássicos da literatura universal, a livros importantes para quem realiza pesquisas mais intensas de nível científico: procurando-se há verdadeiras raridades não fáceis de encontrar até nas melhores livrarias!
Além de oferecer diversos documentos, o site possibilita através de prévio cadastro, que você possa ter um disco virtual, arquivando seus documentos e até compartilhando-os:

Realizada a inscrição, você poderá abrir pastas, colocar seus arquivos e disponibilzar para serem 'baixados' por outros internautas ou apenas vistos, como álbuns de fotos, por exemplo.

O 4shared.com é uma ótima oportunidade de exercitar o que chamamos de 'conhecimento compartilhado' ou ainda 'conhecimento colaborativo' (a web 2.0), já que não apenas podemos realizar downloads mas também uploads. Então, importa nesta hora, não apenas divulgarmos os campos de pesquisa, também utilizá-los para também demonstrar aos alunos e alunas que navegamos por muitos lugares na Internet e que estamos conscientes dos diversos ambientes que disponibilizam textos...isso para que fiquem também atentos que não podemos tão facilmente fazer a 'cópia-cola' nos trabalhos escolares e até mesmo nos documentos acadêmicos.

Um comentário:

Adelmo Camilo disse...

Realmente é uma fonte fertil, temos q sugar desse espaço.

...

Ai Professor, vlw por comentar lá no blog. Seu comentário me faz refletir mais...

No caso do texto curto quem sabe ñ seja fruto da sua opnião?!!!!!!!!

Felicidades!