terça-feira, junho 09, 2009

Turma de Pedagogia da UFPE 2009.1 em Educação e Tecnologia

Estivemos juntos navegando nas ondas da web numa lanhouse...é que estamos aguardando em nosso laboratório no CAA-Centro Acadêmico do Agreste, a instalação da internet...enquanto isso, não pudemos esperar. Tivemos que agir, tendo algumas aulas nesta lanhouse.
Aqui nós pudemos construir blogs, atualizar orkut de alunas e alunos, além de inscrever-se no youtube. Estes três espaços da web com seus recursos, são utilizados por jovens, adolescentes, pessoas diversas apenas como simples divertimento.

Apreendemos que poderemos utilizá-los como espaços midiáticos contemporâneos de usos pedagógicos, de práticas educacionais. Além de estarmos fazendo web 2.0!

Poderemos estimular a criação de blogs para estudos de língua portuguesa ou mesmo solicitar que alunas e alunos construam blogs temáticos sobre ciências ou matemática...com o youtube, poderemos solicitar pesquisas de vídeos sobre assuntos tratados nas séries iniciais do ensino fundamental, bem como ensiná-los a produzir seus próprios filmes, realizando as práticas de texto oral e escrito, escuta e leitura textuais preconizadas nos PCN´s com uso das Novas Tecnologias de Informação e Comunicação-NTIC...com o orkut, poderemos utilizar aquele ambiente virtual como construção de relações de alunos e alunas em sala de aula, trocar idéias através de fóruns, realizar enquetes (votações sobre temas diversos, com opiniões e comentários).
Utilizamos os seguintes endereços
- para utilização de blogs: http://www.blogger.com/
- para utilização de youtube: http://www.youtube.com.br/
- para utilização do orkut: http://www.orkut.com.br/
A comunidade que utilizamos no orkut foi esta: Educação e Tecnologias CAA UFPE
http://www.orkut.com.br/Main#Community.aspx?cmm=65860233
Saudades já da turma e o bom de uma disciplina é quando fica com gosto de querendo mais...espero que possamos tornar esta disciplina obrigatória e termos uma segunda como eletiva.

2 comentários:

NeO R. disse...

(Iria usar o termo profissional, mas, para acordamos com as posições Freireanas sobre o assunto, usemos a alavra pessoa)


Uma pessoa que se quer integrar na sociedade hoje e não tiver acesso às novas tecnologias, sem dúvida nenhuma estará resumindo seu círculo. Úm contínuo diálogo com tudo deve ser busca constante do ambiênte acadêmico que vivemos.

Parabéns pela disciplina professor Robson! Muito sucesso na cerreira!

Unknown disse...

Muito bom os blogs !!!
Melhor ainda por contituirem uma ferramenta pedagógica no processo de aquisição de conhecimentos, aprendizagens significativas.

É isso aí... Temos a tecnologia ao nosso alcance - pelo menos ao alcance de uma parcela significativa da população - então, façamos de seus recursos possibilidades produtoras de uma melhor qualidade de vida.

Cheios destes anseios esperamos que o laboratório seja logo instalado no Campus Agreste. É o meu desejo para vcs !!!

Força ...