quinta-feira, outubro 29, 2009

Fotos da SBPC na UFPE em Caruaru

Aqui na UFPE, Campus Agreste, no SBPC, na Jornada de Tecnologia, descrevendo a experiência de trabalhar com o Youtube e Blogs na sala de aula nos cursos superiores. Engraçado que se discute muito como trabalhar textos e imagens na Internet: o que levamos para debate foi o movimento inverso, ou na verdade, a viagem de volta...do mundo virtual para o mundo atual.
Então trabalhamos com o Youtube como ferramenta tecnológica para desenvolver saberes diversos: pesquisando temas, criando vídeos tematizados, registrando o entorno dos discentes e compartilhando tal produção artístico-ideológica na Internet para novos debates no campo de comentários.
Os PCNs já na década de 90 indicavam sugestões para o uso da máquina fotográfica como
recurso tecnológico para ser utilizado em sala de aula. Atualmente com o fácil acesso às câmera fotográfica digitais (muitas incluídas nos celulares), esta atividade pode ser bastante desenvolvida e enriquecida com novas orientações e principalmente com o acesso à Internet.
O Youtube, portanto, pode ser um ótimo recurso para pesquisas e posterior debate em sala de aula (leitores críticos) ou criação e divulgação de vídeos (escritores da Web 2.0).
Professores e professoras: aproveitemos bem tais tecnologias em nossas salas de aula!
Foto1: apresentação oral
Foto2: ao lado da Profa. Joselma Nascimento, coordenadora do Núcleo de Formação Docente

Nenhum comentário: