sexta-feira, março 13, 2009

ClipLivro: apresentação digital do livro

Há duas décadas atrás pensava-se que no século XXI não teríamos mais livros impressos, com a chegada dos e-books...mas que bom que os livros ainda estão entre nós! Gosto de abrir os livros, folheá-los, sentir o cheiro das páginas novas, passear os olhos por sobre as letras, páginas e cantos do livro...é um prazer ler deitado na cama, sentado em uma cadeira, viajando, sobre uma rede, na varanda, até no banheiro (hehehe....mania de viciado em livros).
Chartier(1), Beiguelman(2), Borges(3),Vogler(4), entre outros pesquisadores tem debatido sobre a problemática do livro impresso ante o avanço da Internet. No entanto, o livro parece triunfar até agora, ainda está nas livrarias, consta em nossas estantes e bibliotecas.Que bom!
Para incentivar a leitura de livros, também disponíveis na Internet, o site LivroClip (http://www.livroclip.com.br/index.php?acao=quem), disponibiliza diversos vídeos de apresentação da literatura brasileira e estrangeira...são pequenas cenas em flash e desenhos, apresentando trechos e biografia do autor. O mais interessante é que o site tem uma perspectiva pedagógica: possui "uma seção especial que transforma o livro em material pedagógico gratuito para uso de professores em salas de aula do ensino fundamental, médio e superior."
Veja o clip do conto A Cartomante de Machado de Assis...Bastante atraente para estimular a literatura
Pode ser apresentado em sala de aula, despertando a curiosidade dos alunos e das alunas, para a leitura do conto, para visita à biblioteca e livrarias.
--------
(1):Chartier, Roger. Morte ou transfiguração do leitor?, in: Os desafios da escrita. São Paulo: Unesp, 2002.
(2):Beiguelman, Gisele. O livro depois do livro. São Paulo:Petrópols, 2003; Site http://desvirtual.com/thebook
(3):Borges,J.L. O Livro de Areia.
(4):Vogler, Thomas A. When a book is not a book.

sábado, fevereiro 21, 2009

Por favor, deixe seu comentário!

Para todo blogueiro muito mais que os índices de visita, é importante os comentários...Deixe o seu!
Obrigado...
Abração!
Prof. Robson Santos

Antigas Tecnologias de Educação ? (2)

Retorno às discussões sobre tecnologias educacionais. Falei post atrás sobre o quadro sobre o qual o/a professor/a aponta informações conceituais e esquemas para o delineamento da aula.
Embora diante das modernas tecnologias aplicadas à educação, desejo falar sobre outro dispositivo tecnológico educacional que, embora não pareça sê-lo, é dos mais antigos: o livro.
Dispositivo tecnológico, geralmente no formato impresso em suporte de papel e atualmente numa versão eletrônica em suporte digital (e-book), o livro constitui-se num recurso secular da cultura humana utilizado nos ambientes de aprendizagem, com múltiplas finalidades:

1- acervo de memória cultural;
2- repositório de conteúdos informacionais (científicos, filosóficos, geográficos, históricos, etc.);
3- referencial teórico ou conjunto de várias teorias;
4- roteiro didático para um curso ou disciplina de um curso;
5- fonte de leitura e de pesquisa;
6- diversos outras finalidades educacionais.

Utilizado adequadamente, torna-se instrumento mediador de informações das culturas passadas, dos conhecimentos sistematizados de uma sociedade que, sob as perspectivas do/a professor/a, pode conduzir alunos/as não somente ao conhecimento formal do mundo mas também a reflexões profundas considerando os conhecimentos vivenciados pelos/as alunos/as.

O livro pode ser considerado como o diálogo nosso com as gerações passadas de nossa cultura
e o livro didático, em particular, converte-se numa espécie de reprodução da realidade de uma sociedade, sob o viés sócio-polítoco-econômico...Cabe-nos, como docentes, estarmos atentos aos livros didáticos utilizados nas escolas que atuamos, bem como aos programas de políticas educacionais de livro didático e de incentivo à leitura estabelecidos e propostos pelo Governo. No Brasil dispomos, através do MEC, de políticas de orientação para indicação de livros didáticos a serem utlizados tanto no Ensino Fundamental como no Ensino Médio, o PNLD (Programa Nacional do Livro Didático). Torna-se importante conhecer o site do MEC http://portal.mec.gov.br/seb/index.php?option=content&task=view&id=370
apresentando os Guias do PNLD, Resultados de Avaliações e Editais já realizados.

sexta-feira, fevereiro 13, 2009

Os robôs já estão dançando...

Eles já estão dançando, andando de skate e brincando de lutar com outros robôs que já são uns protótipos de andróides.
Ficamos como crianças ante brinquedos eletrônicos...boquiabertos vendo-os dançando...

Penso que estamos não apenas assistindo mas vivendo uma ficção na realidade: os robôs já estão ficando adolescentes! Estamos brincando com eles, vendo e fabricando o seu "desenvolvimento". Os japoneses, como exemplo a SONY, apresentam seus avanços na robótica com alguns robôs imitando os gestos humanos de dançar...tão bonitinhos assisti-los (para mim, após o breve encantamento, vem o sentimento de incômodo, de certo medo do que eles em breve poderão mais fazer...).

Fico na expectativa participante, claro, para ver no que vai acontecer e no quem vem por aí...Podem me chamar de exagerado mas já estamos dentro da MATRIX...

Abraço digital.