Blog educacional discutindo a temática de Educação e Tecnologia: os recursos da Internet e as novas metodologias tecnológicas.
terça-feira, março 24, 2009
sexta-feira, março 13, 2009
ClipLivro: apresentação digital do livro

Chartier(1), Beiguelman(2), Borges(3),Vogler(4), entre outros pesquisadores tem debatido sobre a problemática do livro impresso ante o avanço da Internet. No entanto, o livro parece triunfar até agora, ainda está nas livrarias, consta em nossas estantes e bibliotecas.Que bom!
Para incentivar a leitura de livros, também disponíveis na Internet, o site LivroClip (http://www.livroclip.com.br/index.php?acao=quem), disponibiliza diversos vídeos de apresentação da literatura brasileira e estrangeira...são pequenas cenas em flash e desenhos, apresentando trechos e biografia do autor. O mais interessante é que o site tem uma perspectiva pedagógica: possui "uma seção especial que transforma o livro em material pedagógico gratuito para uso de professores em salas de aula do ensino fundamental, médio e superior."
Veja o clip do conto A Cartomante de Machado de Assis...Bastante atraente para estimular a literatura
Pode ser apresentado em sala de aula, despertando a curiosidade dos alunos e das alunas, para a leitura do conto, para visita à biblioteca e livrarias.
--------
(1):Chartier, Roger. Morte ou transfiguração do leitor?, in: Os desafios da escrita. São Paulo: Unesp, 2002.
(2):Beiguelman, Gisele. O livro depois do livro. São Paulo:Petrópols, 2003; Site http://desvirtual.com/thebook
(3):Borges,J.L. O Livro de Areia.
(4):Vogler, Thomas A. When a book is not a book.
sábado, fevereiro 21, 2009
Por favor, deixe seu comentário!
Para todo blogueiro muito mais que os índices de visita, é importante os comentários...Deixe o seu!
Obrigado...
Abração!
Prof. Robson Santos
Abração!
Prof. Robson Santos
Antigas Tecnologias de Educação ? (2)

Embora diante das modernas tecnologias aplicadas à educação, desejo falar sobre outro dispositivo tecnológico educacional que, embora não pareça sê-lo, é dos mais antigos: o livro.
Dispositivo tecnológico, geralmente no formato impresso em suporte de papel e atualmente numa versão eletrônica em suporte digital (e-book), o livro constitui-se num recurso secular da cultura humana utilizado nos ambientes de aprendizagem, com múltiplas finalidades:
1- acervo de memória cultural;
2- repositório de conteúdos informacionais (científicos, filosóficos, geográficos, históricos, etc.);
3- referencial teórico ou conjunto de várias teorias;
4- roteiro didático para um curso ou disciplina de um curso;
5- fonte de leitura e de pesquisa;
6- diversos outras finalidades educacionais.
Utilizado adequadamente, torna-se instrumento mediador de informações das culturas passadas, dos conhecimentos sistematizados de uma sociedade que, sob as perspectivas do/a professor/a, pode conduzir alunos/as não somente ao conhecimento formal do mundo mas também a reflexões profundas considerando os conhecimentos vivenciados pelos/as alunos/as.
O livro pode ser considerado como o diálogo nosso com as gerações passadas de nossa cultura

apresentando os Guias do PNLD, Resultados de Avaliações e Editais já realizados.
sexta-feira, fevereiro 13, 2009
Os robôs já estão dançando...
Eles já estão dançando, andando de skate e brincando de lutar com outros robôs que já são uns protótipos de andróides.
Ficamos como crianças ante brinquedos eletrônicos...boquiabertos vendo-os dançando...
Penso que estamos não apenas assistindo mas vivendo uma ficção na realidade: os robôs já estão ficando adolescentes! Estamos brincando com eles, vendo e fabricando o seu "desenvolvimento". Os japoneses, como exemplo a SONY, apresentam seus avanços na robótica com alguns robôs imitando os gestos humanos de dançar...tão bonitinhos assisti-los (para mim, após o breve encantamento, vem o sentimento de incômodo, de certo medo do que eles em breve poderão mais fazer...).
Fico na expectativa participante, claro, para ver no que vai acontecer e no quem vem por aí...Podem me chamar de exagerado mas já estamos dentro da MATRIX...
Ficamos como crianças ante brinquedos eletrônicos...boquiabertos vendo-os dançando...
Penso que estamos não apenas assistindo mas vivendo uma ficção na realidade: os robôs já estão ficando adolescentes! Estamos brincando com eles, vendo e fabricando o seu "desenvolvimento". Os japoneses, como exemplo a SONY, apresentam seus avanços na robótica com alguns robôs imitando os gestos humanos de dançar...tão bonitinhos assisti-los (para mim, após o breve encantamento, vem o sentimento de incômodo, de certo medo do que eles em breve poderão mais fazer...).
Fico na expectativa participante, claro, para ver no que vai acontecer e no quem vem por aí...Podem me chamar de exagerado mas já estamos dentro da MATRIX...
Abraço digital.
Assinar:
Postagens (Atom)