sexta-feira, janeiro 09, 2009

Asimo e os futuros robôs

A Honda tem investido milhões na atualização da robótica, como o robô quase andróide Asimo: o seu nome é uma sigla que significa Advanced Step in Innovative Mobility, traduzindo um conceito que é um robô produzido exatamente para atividades que exijam coordenação e precisão de movimentos semelhantes aos dos humanos.
Observação seja feita para a semelhança e quase coincidência do nome que lhe deram com o do professor de bioquímica norte-americano que ficou reconhecido como um mestre do gênero da ficção científica: Isaac Asimov.

Vejam o comercial do robô Asimo no youtube:

Há outros vídeos fantásticos de Asimo, surpreendentes e que nos conduzem à reflexões sobre nosso próprio futuro: a convivência com os robôs domésticos. A realidade conduz-nos a uma concretização de um livro de Asimov: O Homem Bicentenário, interpretado por Dust Hoffman, como o andróide doméstico que anseia e luta por ser humano...no filme há um momento bastante dramático e polêmico: a relação de uma mulher com o andróide. Asimov soube muito bem adiantar o futuro, traduzindo em ficção o que já presenciamos hoje: ASIMO é o exemplo do que veremos em breve nas casas, escritórios e empresas. Robôs sendo utilizados como auxiliares das atividades domésticas e imediatas dos humanos. Até o momento, cientistas asseguram que tais máquinas 'inteligentes' não poderão voltar-se contra nós, porque são programadas pelos próprios humanos que, simplesmente poderão desligar o botão ON POWER a qualquer momento.

Vendo e revendo os filmes de ficção científica como Matrix, Blade Runner, Eu-Robô, entre outros, ficamos assustados com o avanço tecnológico, o uso da IA (Inteligência Artificial) e da robótica: a substituição de mão-de-obra humana nos postos de trabalho já é uma realidade desde o início da Era Industrial, mais acentuadamente nas últimas décadas com a predominância da Automação Industrial e dos CLP´s (Controladores Lógico-Programáveis)...a questão que nos assusta é: existirão mais máquinas (andróides) que humanos nas indústrias, nos escritórios, bancos, comércio? poderão os robôs, programados por nós mesmos ou até por eles próprios formarem uma rede de tecnologia inteligente, capazes de se protegerem, de lutarem para não serem 'desligados' pelos humanos?
Estamos atualmente vivendo um momento muito tênue de ficção científica e realidade em se tratando de tecnologia, robotização e andróides.

Por falar em andróides...já temos os geminóides! Mas isto é conversa para o próximo post...

Nenhum comentário: