domingo, janeiro 11, 2009

O cientista e o geminóide

O cientista japonês Hiroshi Ishiguro, da Universidade de Osaka, criou um geminóide - o termo é utilizado para um tipo de andróide gêmeo do seu criador - bastante semelhante a si.
O andróide tem 50 sensores e alguns motores com cilindros micropneumáticos capazes de reproduzir alguns movimentos semelhantes aos humanos além de permitir que a máquina seja sensível ao toque.
O geminóide reproduz muitos dos movimentos próprios do cientista, como movimento dos olhos, da boca, das mãos, de modo que se alguém ao longe olhar o geminóide o confudirá com o seu criador, o cientista Ishiguro.

O andróide pode ser controlado remotamente, podendo simular até a respiração e possuindo um microfone, de modo que o cientista poderá estar num outo lugar qualquer e o seu andróide dar uma entrevista ou mesmo uma aula em outro ambiente. É o clone andróide, outro momento interessante entre ficção como nos filmes 'O Sexto Dia' (com ARNOLD SCHWARZENEGGER) ou mesmo BLADE RUNNER (com HARRISON FORD) e o que já estamos vendo na realidade.

Assim, como ASIMO, o andróide GEMINOID criado pelo cientista japonês representa o que já é possível em termos de andróides e robôs com semelhanças humanas.
Defendo a idéia de que uma espécie de 'matrix' está sendo construída atualmente, sem que percebamos com maior criticidade...bem logo, num tempo não muito distante de agora, estaremos convivendo com ASIMO´s e GEMINOID´s em nosso dia-a-dia, nas ruas, nas escolas, nas indústrias, nos escritórios.
Poderão algum dia, essas máquinas, tão semelhantes aos humanos, tomarem decisões contra os próprios humanos? Isaac Asimov já discutiu em um dos seus contos algo a respeito: as três leis da robótica que discutiremos a seguir.
Na foto acima, o cientista japonês e seus geminóide...tão parecidos heim?! Veja o vídeo clicando o termo GEMINOID na ferramenta de busca do youtube neste blog!

Um comentário:

Ana disse...

Prof. Robson,

Vi sua chamada para o blog no grupo de Hipertexto e passei aqui para deixar um oi. Eu assisti ao programa no Discovery (eu acho) que mostrava os teste feitos com o "geminóide". Muito interessante e quase assustador, pois o sujeito disse que em 2014, todas as casas terão um robô e que os professores terão seu clone eletrônico...Gostei da abordagem do seu blog, bem interessante e futurista. No meu blog eu trato de educação e tecnologia na perspectiva da educação a distância.

Abraços,