segunda-feira, outubro 19, 2009

Tecnologia e Educação nos Cursos de Pedagogia

A inclusão das disciplinas relacionadas à tecnologia na educação não tem ocorrido nos cursos superiores de Pedagogia e Licenciaturas, como seria de se desejar, principalmente num momento como este de NTIC.
Orientei pesquisa realizada pela aluna Vanessa Sudário Minzé no curso de Pós-Graduação em Gestão da Escola e Coordenação Pedagógica, realizado na FAFICA, onde a aluna pesquisou a Formação de Professores para o Uso das NTIC. Pesquisadas 7 faculdades brasileiras com seus cursos de Pedagogia e observamos que duas não apresentavam qualquer disciplina sobre Tecnologias Educacionais e mesmo as demais que ofereciam alguma disciplina a carga horária não ultrapassa 5% de toda a carga horária do curso de Pedagogia.
Infelizmente, os professores e professoras concluem seus cursos com pouca orientação ou quase nada sobre as novas metodologias tecnológicas aplicadas à Educação.
Em Caruaru em duas IES (FAFICA e UFPE) existem disciplinas relacionadas à Tecnologia em Educação:
- Na FAFICA há duas disciplinas, uma no 7º e outra no 8º período.
- Na UFPE há apenas uma disciplina, e ainda assim, eletiva...
No Congresso Internacional de Tecnologia do SENAC discuti esses aspectos.

Um comentário:

Professora Dalcinete Gomes disse...

Na História existem Grandes homens de visão que para a sua época eram tidos como idealistas, mas que em determinado momento foram reconhecidos pelos seus conhecimentos progressistas. Apresentar um trabalho nesta temática é uma forma de demonstrar que acredita na relevância da Tecnologia presente na Educação. É uma visão de globalização e conteporaneidade.