quarta-feira, novembro 11, 2009

No VIII Encontro de Ensino, Pesquisa e Extensão da FAFICA

E finalizando este ciclo de apresentações de trabalhos científicos...ufa! Ontem estive discutindo com alunos e professores, o resultado de pesquisa sobre a Disciplina de Tecnologias nos cursos de Pedagogia no Brasil.

A pesquisa tomou como base a investigação de TCC de uma aluna da FAFICA (Vanessa Minzé) sobre a formação docente nas NTIC em Pedagogia...A partir deste enfoque inicial, encontrei novos referenciais como Gati e Barreto (2009) em seu livro PROFESSORES NO BRASIL: IMPASSES E DESAFIOS e Maria Assunção Freitas (2009) com seu livro CIBERCULTURA E FORMAÇÃO DE PROFESSORES.

A temática é preocupante, porque num momento como esse em que vivemos, mergulhados em tecnologias sempre novas e emergentes, observamos que a formação inicial de professores de Pedagogia e Licenciaturas apresenta lacunas com referência às discussões e práticas pedagógicas sobre as NTIC. Tanto na pesquisa de Minzé (2009) quanto nas pesquisas de Gatti e Barreto (2009) observa-se uma ausência de disciplinas de Tecnologias ou mesmo, quando presentes nas matrizes curriculares, uma carga horária desfavorável para o desenvolvimento de práticas e discussões teóricas mais profundas a respeito.

Referenciais:

FREITAS, Maria Teresa de Assunção (org).
Cibercultura e formação de professores. Belo Horizonte:Autêntica Editora, 2009.

GATTI, Bernardete; BARRETTO, Elba. Professores no Brasil: impasses e desafios. Siqueira de Sá. Brasília: Unesco, 2009a.
Disponível para download em: http://unesdoc.unesco.org/images/0018/001846/184682POR.pdf

MINZÉ, VANESSA SUDÁRIO MINZÉ. A Formação de Professores para o Uso das NTIC. Trabalho de Conclusão de Curso em especialização em Gestão e Coordenação Pedagógica, sob a orientação do prof. Robson Santos. FAFICA, 2009.

Um comentário:

Professora Dalcinete Gomes disse...

Que pena neste momento eu também esta apresentando o meu trabalho. Se não, estariamos filmando as presentações para nossos blogs.